Mano, o eterno técnico do Guarani campeão de 2002

-


Mano, o eterno técnico do Guarani campeão de 2002

Luiz Antônio Venker Menezes, o Mano Menezes, sem dúvida, marcou a vida dos rubro-negros e a história do clube. Depois do Guarani, Mano comandou o 15 de Novembro, que chegou ao terceiro lugar na Copa do Brasil, o Caxias e, posteriormente, o Grêmio onde também fez história. Trouxe o time de volta à Série A do Campeonato Brasileiro em 2005. Em 2006, conquistou o título do Campeonato Gaúcho e alcançou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, classificando o clube para a Copa Libertadores da América.Em 2007 levou o Grêmio ao bicampeonato gaúcho e à final da Libertadores. Depois levou em 2008 o Corinthians de volta para a elite do futebol brasileiro. Em 2009 foram duas grandes conquistas, Campeão Paulista Invicto e Campeão da Copa do Brasil. Em 2010, após liderar o Timão por 10 rodadas à frente do Campeonato Brasileiro, Mano foi convidado para comandar a Seleção Brasileira, a qual está à frente atualmente.

Em entrevista exclusiva à Folha do Mate nesta semana, o técnico, lembrou com muito carinho da conquista, que segundo ele, foi alcançada com três ingredientes. “A conquista do campeonato gaúcho de 2002, foi a confirmação de que com bons jogadores, boa organização e muito trabalho, é possível se chegar a grandes conquistas”.Mano Menezes, conta que no dia 12 de maio de 2002, conquistou um dos títulos mais importantes de sua vida.“Foi um dia de muito calor e o estádio estava lotado com imensa maioria de torcedores locais. Havia um pequeno grupo de rubro-negros, literalmente embretados num canto, mas sempre, muito participativos. O time do São Gabriel entrou cedo para o aquecimento, mostrando uma ansiedade acima do normal para uma final. Observamos aquilo e atrasamos um pouco a nossa entrada em campo. Fizemos um jogo impecável e vencemos com gol de Luis Fernando. Eu considero este título como um dos principais da minha carreira”.

A recordação do dia em que foi contratado para comandar o time, não sai da memória daquele que foi o protagonista do título mais importante da história do Guarani “Fui contratado para tirar o time do rebaixamento, mas na negociação do contrato, às 2 horas da madrugada, no escritório da empresa do presidente José Melchior, pedi um valor de premiação para sermos campeões do segundo turno, o que daria a vaga no quadrangular final. Ele aceitou sem discutir, penso que se arrependeu depois. Ninguém acreditava que era possível tudo o que aconteceu”, conta.

O ex-técnico do time campeão de 2002, lamenta a atual situação do rubro-negro, que foi rebaixado para a Segunda Divisão (antiga terceirona) do Campeonato Gaúcho de 2013. “Fazer futebol em Venâncio Aires, hoje, é muito difícil. Sei que o atual presidente, o Lucas Ferreira, está com uma equipe de colaboradores tentando fazer o melhor. A comparação com o passado atrapalha e começar do zero não é nada motivante para o torcedor”, finaliza Menezes.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido