Foram disputados no domingo, 16, os jogos de volta válidos pela fase semifinal da 25ª edição da Taça da Amizade. Monterey de Linha Hansel e o Flor de Maio de Linha Travessa, justamente os clubes que abriram vantagem nos jogos de ida desta eliminatória, garantiram presença na decisão. O ‘embalo da competição’ terá agora uma pausa para as festas de fim de ano. A bola volta a rolar somente dia 6 de janeiro de 2013.
O jogo em Linha Cecília, mesmo começando mais tarde em razão do atraso da arbitragem de última hora, definiu o primeiro finalista da competição. Isso se deve porque o empate em 0 a 0, no tempo normal, garantiu a vaga para o Monterey que já vinha da vitória de 1 a 0, em Linha Hansel.
A outra vaga à final, disputada em Linha Travessa, no final teve o Flor de Maio como clube vencedor. No tempo regulamentar, o Avante devolveu a derrota sofrida dentro de casa. Equipe de Linha Andréas venceu por 1 a 0 nos 90 minutos. O gol foi marcado por Pigue. O Flor de Maio teve a melhor chance de igualar com Julio que desperdiçou uma cobrança de pênalti. O resultado final acabou levando a decisão para a prorrogação. No tempo adicional, quando ao Flor de Maio somente a vitória interessava, a equipe jogou na superação e com um jogador a menos – Tiago foi expulso por ofender um dos árbitros assistentes. O zagueiro/volante/atacante Julio, destaque do jogo, foi quem balançou a rede do adversário na oportunidade que teve. O 1 a 0 nos 30 minutos acabou levando o Flor de Maio à final inédita na competição.
Nos jogos preliminares, Monterey e Palmeiras garantiram vaga na decisão dos aspirantes. O Monterey, em Linha Cecília, venceu o Tangerinas por 5 a 2. Equipe de Linha Hansel abriu a vantagem de 3 a 0 na primeira etapa com gols de Rodolfo (dois) e Gilson. No segundo tempo, o Tangerinas reagiu e marcou duas vezes com Chiquinho e Saher. Vinícius e Gilson, no final, decretaram a vitória em 5 a 2.
Em Linha Travessa, depois do 0 a 0 nos primeiros 45 minutos, São Luiz e Palmeiras, no final, ficaram no 1 a 1. Pablo marcou para o clube de Santa Emília. Guilherme ‘Pagode’ Pauli empatou para o clube de Arroio Grande que está classificado à final (venceu o jogo de ida por 4 a 2).