“Não vamos reconstruir sem sonhar, mas precisamos ter os pés no chão”

-

A Assoeva oficializou, na noite de quarta-feira, 26, a contratação de Fernando Malafaia para o comando técnico. O treinador chega para sua segunda passagem pelo clube. A primeira foi de 2013 a 2019 e, atualmente, ele estava no Jaraguá Futsal, de Santa Catarina. “Fui procurado com a nova direção encaminhada. Foi um misto da antiga direção e da nova. É um desafio. Não poderia negar um pedido de um amigo, o objetivo é reconstruir. Isso é mais difícil que construir, pois você tem que reparar um monte de coisas”, pontuou Malafaia. A nova direção do clube foi anunciada na terça-feira, 25, e tem Marcelo Fonseca na presidência.

Um dos grandes responsáveis pelas campanhas do título do Campeonato Gaúcho de 2017 e pelo vice-campeonato da Liga Nacional de Futsal (LNF) no mesmo ano, Malafaia agora encontra uma realidade de renovação. “Nos anos em que fiquei fora as coisas não andaram, por uma série de fatores, não por culpa de ninguém. Agora é reconstrução. Temos dificuldades financeiras, principalmente para ir ao mercado. Planejamos manter o escopo de trabalhar com jovens talentos, promovendo oportunidade para eles mostrarem seus valores no mercado”, destacou o treinador da Assoeva.

Na última temporada, a equipe foi eliminada na primeira fase da LNF – 14º posição -, e acabou caindo nas quartas de final do Campeonato Gaúcho para o Passo Fundo. Malafaia planeja manter uma base atual e trazer reforços pontuais. “Mantivemos dois jogadores experientes, Boni e Valdin, que irão nos ajudar nessa caminhada. E vamos manter alguns atletas que foram bem, que acompanhei e notei que têm condições de melhorarem as suas performances”, comentou.

“Teremos obstáculos pela frente, mas a gente não vive de percalços, vivemos de solução. Não vivemos de sofrência achando que não vai dar certo. Todo mundo deve participar, com um aura positiva.”

FERNANDO MALAFAIA

Treinador da assoeva

Para os torcedores que esperam o mesmo Malafaia da primeira passagem, o treinador alerta sobre algumas mudanças táticas. “Como um profissional, nunca podemos ficar no mesmo ritmo. Hoje é novidade, amanhã os adversários já entendem e neutralizam o conceito. O conceito de trabalho é único, mas as dinâmicas para fazer a equipe funcionar são diferentes. Hoje o meu time é diferente de 2016 e 2017, o conceito para chegar e fazer as coisas acontecerem se mantém. Agora, evoluir os treinamentos é o que aprendemos todos os dias”, enfatizou.

Outro ponto de destaque para o treinador é o planejamento. “Ninguém chega aos feitos de 2017 da noite para o dia. Foi um ano mágico para todos. Aquilo não aconteceu apenas em 2017, foi uma construção. Em 2013, começamos uma reconstrução de linha de pensamento de atletas e conduta da instituição. A Assoeva nunca tinha classificado à segunda fase da Liga Nacional, foi uma ascensão que culminou em 2017. Não quer dizer que vamos esperar cinco anos, mas não será fácil porque estamos começando do zero”, completou.

Desafios financeiros

Em meio a dificuldades financeiras, o clube irá apostar em jovens para compor o elenco, principalmente com atletas da categoria Sub-20. “Olhei alguns jogos deles, gostei de certos jogadores. Eles estarão inseridos no contexto de trabalhar com o profissional e serão aproveitados. O mercado está muito difícil. Ficaram alguns jogadores do ano passado e, em breve, serão apresentados três ou quatro jogadores jovens. Estou atrás de mais dois jogadores experientes. É uma tarefa difícil, porque todos já fecharam os elencos e temos um limite de valor”, esclareceu Malafaia.

O treinador também falou sobre as expectativas que a torcida pode ter. “A minha expectativa é chegar e trabalhar muito, com todos envolvidos. Aonde vai chegar será obra de trabalho e encaixe. Tenho um verdadeiro carinho pela Assoeva, orgulho de ter meu nome assinado na história, gosto demais da região”, disse. O treinador pede calma à torcida. “Nós vamos perder e a torcida precisa estar com a gente. Assim como nas vitórias. E não estar junto apenas passando a mão na cabeça, terá sofrimento, é preciso estar junto de verdade”, finalizou.

Alonço é o preparador físico

Nesta sexta-feira, 28, a Assoeva anunciou mais um reforço para a comissão técnica. Trata-se do preparador físico Airton dos Santos, o Alonço. O profissional tem 30 anos e chega para compor a comissão técnica liderada pelo treinador Fernando Malafaia.

O novo preparador físico da Assoeva tem passagens por equipes como União Independente (RS), UFSM Futsal (RS), Floripa Futsal (SC) e também pelo Levante, da Espanha. Alonço comentou sobre o acerto com a Assoeva. “Fiquei lisonjeado ao receber o contato do professor Malafaia, não tive dúvidas ao aceitar este desafio. Com comprometimento e muito trabalho, tenho

certeza que vamos fazer uma grande parceria rumo a grandes conquistas”, revelou.

Airton dos Santos Alonço Junior tem 30 anos e é natural de Brasília. (Foto: Divulgação)


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido