Geferson Kern, narrador venâncio-airense de 34 anos, estreou na última quinta-feira, 4, em uma transmissão na Copa Libertadores da América, pelo streaming Paramount+ – um dos detentores dos direitos da competição. Com experiência em diversas competições de futebol e, principalmente no automobilismo, Kern narrou Liverpool-URU 1×1 Independiente Del Valle-EQU e, na próxima semana, transmitirá uma partida da Copa Sul-americana.
Conforme Kern, o Paramount+ veio como um convite após os últimos trabalhos, em especial quando narrou futebol (canal NSports no ano passado e no o Brasileirão Play, plataforma de exibição dos jogos do Brasileiro – séries A e B – para o exterior). “Conversei com o Márcio Moron [executivo gabaritado no meio de TV no Brasil], mandei um material e acertamos”, explica o narrador.
História
A trajetória de Kern como narrador foi em rádios locais, em 2009. Em 2010, surgiu a primeira oportunidade de narrar uma corrida de kart, no Kart Club de Venâncio. Posteriormente, teve experiência em campeonatos de arrancadas, circuítos, até voltar ao futebol, que foi onde começou em Venâncio Aires.
“A paixão pelo automobilismo veio de berço. Peguei o finzinho da era Ayrton Senna. Tinha só quatro anos quando ele morreu, mas minha mãe conta que eu chorei por dois dias por causa daquilo. Meu pai e minha mãe assistiam bastante e sempre incentivavam, além do meu tio Sérgio Posselt que me levou para assistir as primeiras corridas no autódromo”, relembra.
Atualmente, conhecido por ser a voz da Fórmula Indy, ele conheceu o esporte após o tio lhe apresentar, logo após a morte de Senna, e viu o brasileiro Emerson Fittipaldi brilhando. “Fazer o que faço na Fórmula Indy hoje não era nem um sonho, pois eu não botava fé que conseguiria fazer isso um dia. Usando uma frase recente que vi, é como ter entrado no videogame. É algo que mora no meu coração”, comemora.
Segundo ele, a categoria tem crescido ano a ano no mundo todo, inclusive no Brasil, então espera expandir cada vez mais a atuação na Indy e nos outros trabalhos que faz, como o Paramount+, o canal de automobilismo do portal Grande Prêmio – onde narra os mundiais de Fórmula E e Endurance (WEC) -, além do IMSA SportsCar dos EUA, onde esteve, neste ano, para cobertura in loco das 24 Horas de Daytona, além de outros projetos como a LNF TV, canal que transmite todos os jogos ao vivo e grátis da Liga Nacional de Futsal no YouTube.