Era para ser apenas mais um encontro para assistir a um jogo de futebol e torcer pelo amigo. Mas, quis o destino, que o amigo em questão fosse venâncio-airense e fizesse um gol que entraria para a história do Brasil no futebol mundial.
O ‘feito’ aconteceu no feriado da Independência de 1985. Naquele 7 de setembro, o então repórter da Folha do Mate, Elton Etges, não imaginava que a reunião da turma em frente à TV seria tão marcante. Naquele dia, todas as pessoas do mundo que acompanharam a final do Mundial de Juniores viram um guri de Venâncio se consagrar.
O guri era Henrique, jovem zagueiro da base do Guarani e que jogava no Grêmio. A foto dele comemorando o gol do título contra a Espanha, em partida disputada na Rússia, estampou a capa da Folha do Mate em 11 de setembro de 1985: Henrique dá título de campeão do mundo ao Brasil. “Foi muito marcante. Fazíamos parte da mesma turma de amigos para olhar os jogos na sede da antiga Caixa Estadual. E ele ainda fez o gol do título!”, lembra o vendedor Elton Etges.
Na época, Etges tinha 23 anos. “Eu fazia de tudo no jornal e era repórter também. Daí me mandaram para Porto Alegre para cobrir a chegada do Henrique.” Assim, levando um bloco, caneta e uma câmera fotográfica Minolta, ele acompanhou o jogador desde o aeroporto Salgado Filho até a festa com desfile em Venâncio Aires. “Lembro que fiz várias fotografias, com familiares e diretores do Grêmio cumprimentando o Henrique.”
Sem a tecnologia de hoje, todas as informações colhidas pelo repórter em Porto Alegre só se tornaram conhecidas no dia da publicação do jornal em Venâncio. “Fiz o texto na volta, datilografado em uma máquina IBM. Depois, montamos todos os recortes e só então virava o fotolito [mídia intermediária entre a arte final e o impresso]”, lembra Etges.
FOTO
Na página em que a matéria foi estampada, há um anúncio do bloco CCN. “Vai lá guri, a bola é tua”, dizia o ‘oferecimento’. A imagem do jogo reproduzida nele foi uma foto que Elton Etges fez da TV, durante a transmissão da partida.