A Liga Nacional de Futsal (LNF) terá no fim de semana a realização da sexta rodada. Serão dois os clássicos estaduais. O primeiro deles será disputado na tarde de domingo, 7, no ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão. Assoeva e ACBF entram em quadra às 14h.
A quinta rodada da Liga foi finalizada na noite de terça-feira, 2, quando em Carlos Barbosa a ACBF venceu o Marreco pelo escore de 3 a 2.
Depois do resultado adverso diante do Cascavel, na manhã de domingo, 30 de abril, fora de casa, o grupo da Assoeva se reapresentou na manhã de terça-feira. As atividades foram em dois turnos, a exemplo de quarta-feira.
Nesta quinta-feira o técnico Fernando Malafaia irá comandar uma atividade mais intensa na parte da manhã. A sexta-feira novamente será com trabalhos em dois turnos.
Com excessão do ala Valdin que com uma lesão no joelho deverá ficar mais de 30 dias sem jogar, Fernando Malafaia espera ter os demais jogadores à sua disposição.
Com a mudança do horário do jogo para as 14h, a direção do clube aguarda a presença de um grande público no ginásio. “Também estamos nessa expectativa. Nossos últimos resultados foram nada favoráveis mas chegou a hora da retomada. Tomara que o torcedor entenda que o apoio de todos será fundamental para virarmos essa página. Vencer é a palavar de ordem para esse grande clássico”, destaca o capitão Boni.
Os ingressos antecipados a R$ 15 já estão à disposição do torcedor. Os mesmos podem ser adquiridos na recepção da Folha do Mate/Terra FM no horário comercial. No sábado, 6, o atendimento será das 8h às 11h45min.
329 é o número de gols que foram marcados ao longo dos 60 jogos na primeira fase da Liga Futsal. As equipes mandantes marcaram 179 gols contra 150 dos visitantes. Já foram contabilizadas 30 vitórias dos mandantes, 12 empates e 18 vitórias dos times visitantes.
Os números em jogos pela LNF
A Assoeva, que ingressou na Liga Futsal em 2010, já disputou 15 jogos contra a ACBF na competição nacional. Os números apontam a enorme vantagem da ACBF com 11 vitórias, três empates e uma vitória da Assoeva.
Em Venâncio Aires foram sete jogos com dois empates e cinco vitórias da ACBF.
Em Carlos Barbosa foram oito os confrontos com seis vitórias da ACBF, um empate e uma vitória da Assoeva.
O primeiro encontro entre as duas equipes foi no dia 15 de maio de 2010. No Poliesportivo, a Assoeva foi derrotada pelo escore de 5 a 2. Marcos Adriano e Xoxo marcaram os gols da equipe de Venâncio Aires. A ACBF marcou com Sinoê (duas vezes), Carlinhos, Jé e Marcênio. Naquela temporada, entre as 21 equipes participantes, a Assoeva não avançou de fase diante do 14º lugar na tabela.
Em 2011, a Assoeva perdeu de goleada, em Carlos Barbosa, por 7 a 0. A Assoeva ficou em 19º lugar entre os 23 clubes.
Em 2012, novamente em Carlos Carlos Barbosa, a ACBF, com gols de Marcênio (duas vezes), Marlon e Flávio, venceu por 4 a 1. Genaro marcou para a Assoeva.
Em 2013, quando a Assoeva pela primeira vez somou um ponto diante da Laranja Mecânica, Mancha e Thiaguinho marcaram os gols no empate em 2 a 2. Pela ACBF marcaram Jonathan e Rodrigo.
Em 2014 a Assoeva venceu a ACBF pela primeira vez. Foi em Carlos Barbosa, por 4 a 2. Thiaguinho (duas vezes), Sakai e Tostão marcaram pela Assoeva. Daniel e o goleiro Gian descontaram.
Na temporada 2015 foram três os jogos pela Liga, Na primeira fase a Assoeva perdeu por 6 a 1. Na seguinte foram mais dois jogos com vitória do clube da Serra: 2 a 1 e 4 a 0.
Desde 2016, Assoeva e ACBF vem intercalando um jogo em Venâncio Aires e no ano seguinte em Carlos Barbosa.
Em 2017, quando a Assoeva foi vice-campeã nacional, a ACBF veio à Venâncio Aires e venceu por 4 a 2. O fato lamentável naquele jogo foi a grave lesão do pivô Dilvo. O jogador sofreu uma lesão na diáfise da tíbia e fíbula da perna esquerda.
Em 2019, quando a Assoeva obteve o segundo empate contra a ACBF dentro do Poliesportivo, a equipe fez 2 a 0 no primeiro tempo com Igor Carioca e Marcelo Giba. Lé e Darlan marcaram pela ACBF no segundo tempo.
No terceiro empate entre as duas equipes e o primeiro em Carlos Barbosa, isso em 2021, Douglinhas, Richard e Murilo marcaram pela ACBF enquanto que os gols da Assoeva foram de Duda Bello, Heitor Isidoro e Pedrinho.
Outros detalhes
Nos sete jogos em Venâncio Aires foram marcados até o momento 36 gols. 12 gols foram da Assoeva contra 24 da ACBF.
Nos clássicos em Carlos Barbosa, a ACBF fez 29 gols contra 10 da Assoeva.