Entre os dias 28 e 31 de março, a Papaventuras encarou mais um desafio. Desta vez, a aventura foi em Juazeiro, Bahia, onde competiram na ‘Desafio dos SertõesÂ’, prova válida também pela Final do Campeonato Brasileiro de Corridas de Aventura. O quarteto venâncio-airense, formado por Valmir Schneider, Rose Muller, Sérgio Maurer e Pedro Pinheiro, terminou a competição nacional na terceira colocação na categoria quarteto misto.

Para chegar à grande final, a Confederação Brasileira de Corridas de Aventuras escolheu alguns circuitos e provas classificatórias regionais em cada estado brasileiro, que serviram de seletiva para a grande final, além do Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura (RBCA) que classificou as cinco melhores equipes do ranking de 2012.

A Papaventuras teve vaga assegurada na final, por meio de três formas: conquista da quarta colocação no RBCA, através do Circuito Mineiro da Brou Aventuras e através de uma vitória na prova Bituin em Rio do Sul, que era seletiva pelo estado de Santa Catarina. Assim, a equipe optou por representar Santa Catarina por ser o estado mais próximo do RS e por conta do integrante Pedro Pinheiro, que é de Florianópolis.

A Papaventuras se manteve sempre na disputa das primeiras colocações, mas devido ao calor de 42ºC dois atletas da equipe, no percurso de ida ao PC 13, sofreram uma desidratação aguda e tiveram que voltar ao PC 12 para se reidratar. “Esta prova nos ensinou diversas lições e nos trouxe também outras tantas reflexões. Enfrentar a caatinga exigiu de nós muito mais que perna, mas também inteligência e respeito a um bioma que castiga o homem há séculos. Valorizar a água, que pra nós quase nunca falta, foi outra coisa que aprendemos, pois pela primeira vez, sentimos na pele o que é viver em uma região onde ela vale mais do que ouro”, destaca o integrante Valmir Schneider.

Agora, os venâncio-airenses se preparam para participar, nos dias 19, 20 e 21 de abril, da Expedição Terra de Gigantes. A prova de 210 km acontecerá em Búzios, no Rio de janeiro. Depois, em maio, nos dias 29, 30 e 31 e 1º de junho participam da Chauás 300 que acontece em Delfinópolis na Serra da Canastra em Minas Gerais, onde o desafio é encarar 300 km de aventura. E para agosto, já confirmam presença, nos dias 08 a 18, no Ecomotion Pró, que esse ano ocorre na região de Ilhéus, com um percurso de 600 km.