A Corrida de Aventura Bituin, etapa final do Ranking Catarinense, realizada em Rio do Sul, definiu os representantes da região sul para o Campeonato Brasileiro no final de semana, 3 e 4. Foram duas categorias em disputa, expedição (120km) e aventura (50km).

Na expedição a disputa foi bastante acirrada. A largada foi de duck (11km), com a Papaventuras, Junkes, Santa Ritta e Arco e Flecha chegando em menos de cinco minutos de intervalo entre si. Após iniciou um trekking de 13km. Bastante técnico, o trajeto incluiu a subida para a rampa de parapente no morro do Tchumi (PC2). O trecho restante alternou estradas de terra, trilhas, roças, pastos e dependendo da rota, charcos.

No final deste trecho a equipe venâncio-airense, formada por um quarteto estava na primeira colocação, que foi mantida até o final da corrida. O ponto alto da prova foi a etapa composta por um MTB de aproximadamente 60km que alcança cerca de mil metros de altitude no PC9 (o rio estava a 300m). Além disso, o percurso ainda contou com trilha em meio a matas e reflorestamentos, trechos de estradas de terra, com diversas bifurcações e culminando com o canyoning.

A equipe Papaventuras que liderou a prova desde a largada, concluindo-a  em 15h. Com a  pontuação conquistada com a primeira colocação nesta etapa, somando 17 pontos, a equipe de Venâncio está classificada para a final brasileira que deverá ser realizada em março na Bahia, na Costa do Sauípe tendo 150km.