No domingo, 17, Santa Cruz do Sul sediou a primeira etapa do Circuito Gaúcho de Corrida de Aventura. A equipe Papaventuras, de Venâncio Aires, conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria Quarteto Misto Expedição através dos atletas Valmir Luís Schneider, Rosemeri Müller, Sérgio Maurer e José Carlos Pascotini. Também se destacaram na categoria dupla Mista Aventura, Rudney Cunha e Cristiane Correa. Os dois competiram pela equipe Papas Júnior e também garantiram o primeiro lugar. A outra participação local foi através dos atletas Leandro Bretanna e Diéferson Umbelina que conquistaram o terceiro lugar entre as duplas inscritas na categoria Pró.
A largada foi às 8h30min, na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Os atletas largaram de trekking em direção a Gruta dos índios. Lá foram ao encontro dos três primeiros PCs da prova. Depois de ‘achados’, seguiram em direção ao trevo do Grasel onde suas bikes os aguardavam.Com as bicicletas, os atletas pedalaram em direção ao interior de Linha Santa Cruz onde tiveram que encontrar mais alguns PCs. No final do segundo trecho de bike, os concorrentes deixaram as ‘magrelas’ na BR- 471 e seguiram de trekikng até o Lago Dourado, onde foi realizada a prova de natação. Depois desse trecho concluído, os atletas buscaram o PC 9 antes de chegarem nas bikes novamente.
Por fim, as equipes pedalaram mais 1,5 quilômetros até cruzar a linha de chegada às 13h04min. A prova teve um percurso total de 50 quilômetros bem dinâmico, com várias trocas de modalidades, onde as estratégias e opções de rotas foram decisivas para o bom desempenho das equipes.