A quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross, realizada no fim de semana, em Torres, novamente teve o amplo domínio dos pilotos de Venâncio Aires na categoria 230cc. Na pista, Fabiano Nestor dos Santos conquistou o lugar mais alto no pódio. Ismael da Cruz chegou em segundo lugar. Ezequiel da Silva recebeu a quadriculada em sexto lugar. O piloto acabou sendo beneficiado duas vezes e por isso irá pontuar na condição de quarto colocado. Primeiro porque um dos pilotos que ficou à sua frente participou da prova de forma irregular e foi penalizado pela organização. Assim, Ezequiel ganhou uma posição no pódio. Como a categoria teve a presença de catarinenses e um deles chegou entre cinco melhores, Ezequiel irá somar os pontos como se tivesse chegado em quarto. Na contagem geral, Ismael vem liderando o Estadual. Ezequiel desponta em terceiro lugar. Fabiano é o quarto colocado.
A abertura da etapa na pista do Parque de Balonismo foi no sábado, 15, na parte da tarde. Nem mesmo o tempo, que passou os dois dias com a cara amarrada, foi suficiente para tirar o brilho da grande festa organizada. Das três categorias disputadas no sábado, 15, a 230cc foi a mais emocionante. Para o domingo, outras 11 categorias reservaram mais pegas alucinantes.
Na largada da 230cc, o piloto Fabiano Nestor dos Santos já despontou na primeira curva na liderança. Afastado mais de um mês das pistas em razão de uma fratura no pulso, ele mostrou que estava disposto a recuperar o tempo perdido. Na sua cola veio Ismael da Cruz, o líder da categoria. Vanderlei da Silva, de Três Passos, vice-líder até então no campeonato, não fez uma boa largada e saiu no segundo pelotão.
Fabiano, com o caminho livre na frente, manteve a ponta da prova. Ismael conseguiu acompanhar o ritmo do primeiro colocado, mas aos poucos o líder abriu uma boa vantagem. Ismael ainda chegou a se chocar com um retardatário. Perdeu alguns segundos com a queda, mas mesmo assim garantiu o segundo lugar. A briga pelas três últimas posições no pódio ficou entre os pilotos Deivid Carradore (Santa Catarina), Alex Santos (Santo Antônio da Patrulha), Lucas Rizzotto (Marau), Ezequiel da Silva e Vanderlei da Silva que havia chegado no primeiro pelotão, teve problemas e ficou para trás novamente. No final, pouca coisa mudou na chegada. Fabiano confirmou a vitória, repetindo o feito na etapa de abertura, em Maratá. Na prova de Torres, o piloto da equipe Honda cravou a volta mais rápida da categoria: 1:37.177. Ismael chegou em segundo e com seus 91 pontos lidera de forma isolada a categoria.No Gaúcho, Ismael conta com o patrocínio da Mídia Nobre Comunicação Visual, Multcross Revenda Multimarcas, Pablo Racing, Casa Heival e Ferreira Veículos. Fabiano conta com o apoio do Centro de Treinamento Leandro Silva (CTLS), Honda, Rinaldi, Belparts, Sol Piscinas, Gigi Competição e MX Parts.
A quinta etapa do Estadual será no dias 3 e 4 de agosto, em Venâncio Aires.
Foto: André Charão