A Associação Esportiva Venâncio Aires (Assoeva), está por um ‘fio’. As dívidas do clube, que ainda não foram divulgadas em número real, levam a diretoria do clube em anunciar o término das atividades. “A Assoeva vai fechar” foi uma das frases ditas pelo presidente Engelberto Henn nesta sexta-feira, 14.
O presidente, que assumiu o ‘mandato tampão’ em dezembro de 2024, declarou que somente agora é que ficou a par da atual realidade financeira do clube. Os números ‘assustam’, o que torna o clube inviável em termos de continuidade. “Por isso estamos providenciando a questão de divulgação do edital de Assembleia Geral Extraordinária para encaminharmos o fechamento das atividades da nossa Assoeva. Existem mil motivos para esse encerramento. Ninguém merece passar o que a gente vem passando nos últimos dias.
Quando fui convidado para assumir o mandato tampão, sabia das dificuldades do clube mas não na sua realidade e totalidade. Nos últimos dias é que me inteirei da real situação que avalio ser inviável pela sua continuidade”, disse o líder.
Henn comentou ainda que levou a real situação financeira adiante. Após alguns contatos e mediante orientação da equipe jurídica e contábil, “não existe mais a possibilidade de continuação. É o fim”. O presidente declarou que a instituição também não foi contemplada com o projeto Programa Municipal de Incentivo ao Esporte Amador (Promiea), verba essa que poderia dar um alívio razoável nas contas.
Em conversas paralelas envolvendo Engelberto Henn, Vianei Hammes, Eliel Hammes, demais diretores ligados ao clube, advogado e contador, o presidente voltou a afirmar que de momento a saída é pelo encerramento das atividades.
O presidente ainda mencionou que todos os patrocinadores do clube foram acionados judicialmente quanto a contratos e apoio destinados ao longo das temporadas. “A situação a gente sabia que era difícil mas as reais condições fazem com que a gente tenha que infelizmente tomar uma atitude mais radical”, enfatizou o presidente.
Ele completou que em um momento oportuno, a diretoria irá se manifestar de forma oficial e prestar os esclarecimentos necessários.
Série Ouro
Para a manhã deste sábado, 15, está confirmada a realização do Congresso Técnico visando a realização da Série Ouro de Futsal da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) temporada 2025 que deve começar em abril.
A Assoeva constava entre as 21 equipes inscritas dentro do tempo hábil proposto. Com a não participação e conforme regulamento vigente da entidade com sede em Porto Alegre, a Assoeva é rebaixada de divisão.
Confira o edital:
