Na tarde desta segunda-feira, na Sede da Federação Gaúcha de Futebol em Porto Alegre, os 16 clubes da Segunda Divisão (Terceirona Gaúcha) estiveram reunidos para a definição da fórmula de disputa do campeonato, grupos e data de início. O Guarani de Venâncio Aires esteve representado pelo gerente de futebol Maurício Piovesan e pelo técnico Chicão. O congresso técnico foi aberto pelo presidente da FGF, Frencisco Novelltto Neto, abriu

O rubro-negro integra o Grupo B, ao lado de Grêmio Bagé, Tupi, Igrejinha, Rio Grande, Milan, Gepol de Tupanciretã e Três Passos. A Chave A é formada por Guarani de Bagé, Garibaldi, Nova Prata, Cachoeira, Sapucaiense, Atlético de Carazinho, 15 de Julho e Palmeirense de Palmeira das Missões.

A primeira rodada da competição será realizada no dia 3 de agosto. Já a fórmula será a mesma da Série A2. São dois turnos com fases de grupos e eliminatórias. Apenas duas equipes de cada chave avançam para o mata-mata, que tem dois jogos. A decisão também acontece em dois jogos.

No segundo turno, quatro times de cada grupo se classificam para a fase eliminatória. São jogos de ida e volta nas quartas, semi e final.