Exatamente neste sábado, 23, quem tem motivos de sobra para comemorar a chegada dos 16 anos é o venâncio-airense Thomas Mathias Endler. De grande destaque nesta temporada na modalidade voleibol de praia, o reconhecimento vem por meio da convocação para a Seleção Brasileira Sub-17.
A lista dos convocados foi anunciada no dia 14, véspera de feriado. Thomas é um dos sete atletas convocados para a Seleção Sub-17 que irá de 6 de janeiro e 8 de fevereiro de 2025, realizar uma série de treinamentos e jogos em Saquarema, no Rio de Janeiro. Do seleto grupo em solo carioca serão avaliados os melhores para o Sul-Americano da modalidade. Dependendo da performance, as vagas para o Mundial também passam por uma seletiva mais minuciosa.
COMO TUDO COMEÇOU
Thomas conta que os primeiros saques, toques e manchetes foram dados quando era aluno no Monte das Tabocas. “Foi tudo meio louco. O Monte estava classificado para as finais do Jergs, em Erechim. De última hora um aluno não viajou com a delegação e foi daí que a professora Liciane Martins me chamou para suprir tal vaga. Meu irmão Gabriel estava junto naquela ocasião como auxiliar técnico. Lá fomos nós para Erechim e voltamos de lá da melhor maneira possível, comemorando o título Estadual de 2019. A partir daí, com todo aquele apoio e incentivo no mano Gabriel, percebi que o voleibol era a bola da vez para mim”, declara Thomas.

OS ANOS SEGUINTES
Em 2020, quando Gabriel intensificou os trabalhos por meio do projeto da Associação Vôlei Venâncio (AVV), o irmão caçula seguia treinando em meio a pandemia de Covid-19.
Na temporada seguinte, as portas se abriram para Thomas. “Acontece que o Gabriel treinava na equipe do Sinodal onde me indicou para integrar a base. Sem pensar duas vezes, fiquei por lá até 2022. Tudo que passei no voleibol de quadra serviu de grande aprendizado. O ápice do destaque foi em 2023 quando fui convocado para a Seleção Gaúcha de Vôlei Sub-16. Disputamos o Nacional, Divisão Especial, em Maringá, no Paraná, onde fomos vice-campeões”, relata Thomas. Ainda em relação à competição, ele afirma que o resultado foi bom mas por ter atuado somente em um set em todo o torneio, quase que o desinteresse por tudo falou mais alto.
Na reta final do mesmo ano, a técnica da equipe Balneário Camboriú, convidou Thomas Endler para disputar uma etapa do Estadual Catarinense Sub-19 no voleibol de praia. “Como meu irmão Pedro já estava por lá, obviamente que aceitei o desafio. Depois dos jogos e mediante a performance individual, o convite foi ainda mais além. Já me convidaram para além de treinar, de morar em Camboriú. Tudo foi conversado em família e depois do consenso de todos, me mudei de mala e cuia”, enfatiza. Thomas relata que a questão estrutural, os treinamentos, qualidade de vida e a importância que Santa Catarina dá para o vôleibol, é tudo muito diferente em relação ao Rio Grande do Sul.
Depois de ‘fixar’ residência em Camboriú no mês de fevereiro, Thomas lembra que em maio/junho deste ano, disputou a etapa estadual do catarinense Sub-19. Pela equipe Amulecc ele disputou as três etapas pelas categorias Sub-17, Sub-19 e Sub-21, além do Grand Slam (junção de todas as categoprias no mesmo dia).
No Sub-17, em Jijoca de Jericoacoara, Ceará, Thomas se sagrou campeão invicto e ainda recebeu o prêmio MVP (prêmio geralmente conferido ao jogador de melhor desempenho). Na Sub-19, que foi em Uberlândia, Minas Gerais, e Sub-21, Thomas ficou na terceira posição.
Recentemente Thomas disputou pela Amulecc os Joguinhos Sub-19 (Estadual entre cidades) e mais o Olesc Sub-17. Na Sub-19 Thomas ficou em segundo lugar e campeão na Sub-17.
No que abrange a categoria Nacional, Thomas competiu o CBI por clubes. Nas duas etapas da Sub-17 ficou em quinto lugar na primeira e campeão na segunda. Na CBI Sub-19 que foi em etapa única, Thomas conquistou a segunda posição. Entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro será disputada a última etapa da Sub-19. Na Sub-21, Thomas formou dupla com irmão Pedro.
No CBPV por estados, a Sub-17 será de 8 a 11 de dezembro. Na Sub-19 já foram duas as etapas. “A primeira acabei não jogando e a segunda perdemos no qualifying. Na próxima, que será de 12 a 15 de dezembro, iremos contudo”, relata. Na Sub-21, Thomas e Pedro voltaram a formar dupla. “Não tivemos bons resultados e até por termos diversas outras competições, foi decidido então que abririamos mão da dupla. Ao menos o Pedro seguirá na competição”, contempla Thomas.

Um mês no Rio de Janeiro
A convocação à Seleção foi divulgada no dia 14, véspera de feriado. Os relacionados da seleta lista estarão de 6 de janeiro a 8 de fevereiro, no camping de treinamento da seleção brasileira de vôlei de praia, em Saquarema.
Ao longo dos treinamentos, a coordenação técnica fará a escolha dos atletas para disputarem o Sul-Americano. “Mediante uma classificação já sai a lista para o Mundial. É o sonho de cada atleta”, aponta Thomas.
Quem é Thomaz Endler
Thomas Mathias Endler tem 16 anos que está completando neste sábado, 16. Ele é filho de Paulo e Hilário (pai de criação). A mãe se chama Louvane Frey.
Thomas, com 1,92m tem outros três irmãos: Eduarda (28 anos); Gabriel (26) e Pedro (19).
Ainda em 2024, Thomas tem uma série de competições pela frente.
A CBI Sub-19 terá os jogos de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Campina Grande, no Paraná. Tem ainda a CBVP Sub-17 que será de 8 a 11 de dezembro e mais a CBVP Sub-19 que será de 12 a 15 de dezembro. Ambas competições serão em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Insta: thomas_endler