Segunda-feira à noite, na sede da Associação Esportiva Venâncio Aires (Assoeva), foi realizada a primeira reunião onde foi lançado oficialmente o projeto de reeditar o Campeonato Municipal de futebol de campo de Venâncio Aires. O mais surpreendente do encontro foi a representatividade dos clubes através dos seus presidentes. Dos 15 clubes presentes, dez são atualmente filiados à Taça da Amizade. A lista se completa com o Fluminense de Mato Leitão, Rosário de Passo do Sobrado, Juventude de Vila Arlindo, Onze Unidos do bairro União e o Négo.
O tesoureiro da Assoeva, Vianei Hammes, liderou o encontro e no começo reforçou a ideia das equipes terem um planejamento na formação do plantel com somente jogadores da sua localidade. “Essa foi uma aposta que tivemos no último Regional da Aslivata através de algumas Ligas e posso afirmar que foi a mais acertada e barata para os clubes nos últimos anos”, disse Hammes.
O entendimento entre os clubes é que somente poderão participar atletas de Passo do Sobrado, Venâncio Aires e Mato Leitão. Quem for de Passo do Sobrado joga somente pelo Rosário. Isso vale também para quem é de Mato Leitão. Toda essa conferência será feita num próximo encontro quando os clubes ficaram de apresentar a nominata dos atletas contratados para jogar. No caso de alguma dúvida quanto a inscrição de um ou outro jogador, o clube terá que comprovar sua origem (que votou em 2012 no Município, por exemplo).
Ainda quanto a questão da inscrição de jogadores, Hammes adiantou que todos os presidentes de clubes terão de ser ‘flexíveis’ no dia da aprovação. “Temos alguns casos de atletas que sempre jogaram o nosso Municipal e que são de outras localidades. Cada um tem uma afinidade no seu clube mas isso é discussão que passa para um segundo momento”, completou.
Em relação aos custos de arbitragem, Hammes pretende, como em anos anteriores, trazer os filiados à Federação Gaúcha de Futebol. O custo inicial da arbitragem foi estipulado em R$ 600. O Poder Público acenou o repasse de uma verba mas nada antes que entre abril e maio. A questão ‘assustou’ mas a Assoeva se comprometeu em restituir o valor gasto pelos clubes quando a verba for liberada. “Clubes que estão aqui hoje sabem como isso funciona pois já tivemos o mesmo exemplo em anos anteriores”, definiu o líder.
DIA 21
Uma nova reunião ficou marcada para segunda-feira, 21, a partir das 21h, na sede da Assoeva. “Nesse dia espero que os presidentes de clubes sejam objetivos. Que compareçam na reunião realmente aqueles com intenção de participar do Municipal. A partir daí poderemos discutir melhor algumas situações pendentes”, concluiu Hammes.
CLUBES PRESENTES
Ipiranga, Onze Unidos, Tangerinas, Juventude-VA, 25 de Julho, São Luiz, Rosário-PS, Fluminense-ML, Floriano, Assespe, Palmeiras, Monterey, Palanque, Flor de Maio, Négo.