O sufoco terminou. Após construir uma campanha irretocável no 1º turno da 2ª fase, mas começou perdendo para o São Gabriel e deixando o alerta ligado. A vaga foi confirmada na 8ª rodada, no jogo realizado hoje(4) à tarde. O Guarani venceu o Riograndense por 1 a 0 e garantiu a vaga na fase final.
O jogo começou truncado e o Riograndense dominando as ações iniciais, dificultando a vida do Guarani. A equipe da casa apostou em jogadas arquitetadas pelo lateral Darlem, que distribuiu assistências para Júnior, Gustavo Sapeka e Marquinhos. O goleiro Paulo Henrique, alçado ao time titular devido à suspensão do titular Rodrigo, deu conta do recado e foi fundamental para o placar ficar no empate. O arqueiro, em dois ataques dos santa-marienses, teve que fazer defesas consecutivas para aliviar o sufoco da defesa rubro-negra.
Após o intervalo, a expectativa é de que a situação fosse modificada, mas o Riograndense seguiu na pressão e criou diversos problemas ao Guarani. O técnico Fabiano Daitx teve que fazer duas alterações para modificar a postura da equipe, a aposta em Leandro Hemeque não surtiu efeito e o atacante Lima foi acionado para movimentar o ataque. O time rubro-negro ainda teve o acréscimo do uruguaio Cristian Fabian, que entrou no lugar do capitão Rafael Bitencourt.
As mudanças surtiram efeito e aos 25 minutos o Guarani abriu o placar no Estádio dos Eucaliptos. O atacante Lima acertou um passe preciso para o artilheiro Paulinho, o camisa 20 do rubro-negro, com muita tranquilidade, deslocou bem o goleiro Rodrigo Feijão. Ao final da partida, o autor do gol comemorou o resultado. “Sempre importante fazer gol, mas o melhor é a classificação para o quadrangular final”, disse Paulinho atacante do Guarani.
A festa no vestiário foi grande, mas o discurso foi de conclamar a torcida principalmente entre os dirigentes. “Agora começa a próxima etapa dessa caminhada. Tem início um novo campeonato e vamos buscar essa vaga na Série A do Gauchão. O nosso trabalho está sendo feito, agora eu peço o apoio da nossa comunidade nessa reta final. A comunidade venâncio-airense vai fazer a diferença no nosso resultado final”, Nazih Karajeh, diretor de futebol.
Para o último jogo na 2ª fase da Divisão de Acesso, a diretoria do rubro-negro propõem a mesma promoção de ingressos desenvolvida na última rodada. No duelo, entre Guarani e Pelotas as mulheres não vão pagar. O jogo está marcado para domingo, às 15h30min, no Estádio Edmundo Feix.
Resultados:
Em Panambi Panambi 1×3 GlóriaEm Ijuí São Luiz 0x1 Brasil-FAR.Em São Gabriel São Gabriel 3×1 PelotasEm Santa Maria Riograndense 0x1 Guarani
Classificação:
CHAVE ‘D’
1º Guarani 162º São Gabriel 153º Pelotas 8 4º Riograndense 2 5º Inter Santa Maria 2