Em dezembro o Guarani discutiu com a Federação Gaúcha de Futebol e os demais clubes a antecipação da disputa da Segundona Gaúcha (terceira Divisão) de 2013. Num primeiro contato, a maioria dos clubes se mostrou favorável a antecipação de agosto para abril o início da competição, já que a maioria dos clubes fica sem futebol profissional ativo durante quase oito meses.

No entanto, nesta semana, o gerente de futebol do Guarani, Maurício Piovesan, obteve da FGF a confirmação da competição para o segundo semestre, já que alguns clubes como o Grêmio Bagé e o 14 de Julho não queriam a antecipação, pois estão com time encaminhado, como acerto com jogadores, apenas para disputar a competição em agosto.

Já o Campeonato Estadual de Juniores, disputado pelos clubes da Série A, está entre as possibilidades de competição do rubro-negro nos primeiros meses do ano, no entanto, como o certame é voltado apenas para os clubes da elite, não há vagas para outras equipes. Porém, caso algum destes clubes não competir a vaga será passada para as melhores equipes da categoria no campeonato do ano passado, no qual o Guarani ficou na nona colocação, o que dificulta sua participação neste ano. Os clubes da Série A tem até amanhã para acenar se participarão ou não do torneio que terá início em março.

Mas o rubro-negro, com o objetivo de movimentar o clube no primeiro semestre, já confirma a participação no estadual juvenil, que iniciará em abril. Tanto para esta competição como para o profissional, a partir de agosto, a atual comissão técnica, encabeçada pelo técnico Chicão, que levou o rubro-negro ao vice campeonato Sub-19 no ano passado, será mantido. Alguns atletas da base deverão ser mantidos na equipe que buscará o acesso à Séria A-2 (Segunda Divisão).

Categorias de base

 

As atividades, voltadas para meninos entre 7 a 15 anos, estão marcadas para iniciar dia 18 de fevereiro e serão realizadas nas tardes de terças, quartas e quintas-feiras, das 15 às 16h30min. O custo para integrar a escolinha é de R$ 65 correspondendo ao pagamento do material que será utilizado pelo atleta, como uniforme.

O objetivo é de atrair filhos de associados do Guarani. Estes atletas não pagarão mensalidade para realizar os treinamentos se o responsável estiver em dia. A iniciativa vale para os que contribuem mensalmente com R$ 50, que lhes garante uma cadeira do setor social para os dias de jogos.

Os interessados em se associar ao clube ou obter informações relacionadas as categorias de base podem contatar com Alex Klafke pelo telefone (51) 9677-4479.