Slackline é um esporte que surgiu no início dos anos 80 entre praticantes de montanhismo e que vem ganhando cada vez mais adeptos por todo o mundo. Dois pontos fixos, como duas árvores, são suficientes para deixar a fita esticada. Depois é só subir e praticar os exercícios de muito equilíbrio, concentração e agilidade acrobática.

Em Venâncio o esporte chegou com Mauricio Lucas há cerca de um ano. “Eu conheci o esporte há uns quatro anos, quando passei a admirá-lo vendo na televisão. E, então, há mais ou menos um ano comprei a fita específica para o esporte na Internet e comecei praticando de vez em quando em casa. Mas sozinho não tinha muita graça. E, há cerca de um mês conversei com uns amigos que praticam surf e lhes apresentei o esporte, já que é uma boa ferramenta de treino para os surfistas, pois mexe com o corpo todo. Desde então nos reunimos e sempre convidando mais pessoas para praticar”, salienta Lucas.

Cerca de 15 a 20 pessoas se reúnem diariamente no Parque Municipal do Chimarrão, nos finais de tarde, onde praticam o esporte. árvores ao lado do campo da Assive servem como suporte, onde são colocadas as fitas. Mas sempre sobre algum tecido para não machucar os troncos. Cerca de 50 pessoas já tiveram contato com o esporte neste tempo em Venâncio. “Ainda estamos só na parte de apresentar o slackline às pessoas, delas aprenderem como se pratica e depois disseminar o esporte no município cada vez mais”, ressalta Maurício.  

De acordo com Alvin Haas Neto, 28 anos, o esporte é ideal para reunir toda a família. “Depois que o Maurício me apresentou o Slackline viemos aqui todo final de tarde e também nos finais de semana. é um esporte muito bom, pois acaba envolvendo toda a família, a esposa pratica, as crianças se interessam, mais velhos também querem praticar, então une a atividade física com a diversão”, enfatiza Neto.

Mas de acordo com os praticantes, há algumas dicas para se dar bem na fita de cinco centímetros de largura e atravessá-la sem cair. Quanto mais estiver esticada melhor. Os primeiros minutos servem de aquecimento para os músculos. A facilidade de atravessá-la é maior para quem  já anda de bicicleta ou skate ou pratica surf, pois exige concentração e equilíbrio. é necessário trocar um pé de cada vez. E sem calçados. A melhor base é a de areia fofa, caso ocorra a queda. A altura da base até a fita varia de 30cm pra cima. Para a prática é necessário uma fita larga, semelhante à cinta usada para cargas de caminhão. Esta até está sendo improvisada por alguns praticantes, já que em Venâncio ainda não há venda da específica para o slackline.

Como atividade física, os praticantes enfatizam os benefícios do esporte para o corpo. “Corrige postura, mexe a musculatura das coxas, pernas, barriga. Além disso, trabalha a concentração, persistência e melhora o equilíbrio físico o que também melhora o mental, já que ambos andam juntos”, explica o idealizador do esporte em Venâncio, Maurício Lucas.

O professor de Educação Física, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio, André Fonseca, introduziu o slackline nas aulas há cerca de um ano. “No ano passado todas as turmas do ensino médio tiveram contato com a atividade e a maioria gostou bastante do esporte. Eu desde que conheci slackline pude perceber uma série de condicionantes positivas, as quais fazem dele uma atividade muito significativa no contexto da Educação Física escolar, principalmente para os alunos de Ensino Médio, pois oferece muita coisa: desafios diversos (cognitivos e motores), contato com a natureza, cooperação, prazer, lazer. Além disso, rompe com a rotina de repetitividade dos conteúdos tidos como mais tradicionais na escola, e este fato, faz com que os alunos, na sua grande maioria, sintam-se motivados para ousar, desafiar seu corpo, sentir a natureza, sem preocupações em vencer o outro, mas sim de compartilhar com o outro, desafiando a si mesmo através do movimento”, explica Fonseca que conheceu o esporte em Pelotas.

Modalidades do slackline

Trickline O trickline é a modalidade mais praticada do slackline. Geralmente praticado a partir de 60cm de altura, o trickline permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio extremo, exigindo do praticante bastante preparo físico e treino.

Longline O longline é a pratica do slackline em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários, e também requer bastante concentração para manter-se na fita e vencer as dificuldades.

Highline O Highline é praticado em alturas superiores a 5 metros. Esta modalidade requer muita experiência e conhecimento de alpinismo, pois é necessário utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução. Além do preparo físico e concentração, controle mental é fundamental para manter em equilíbrio sentimentos como medo, ansiedade e adrenalina em grandes alturas.

Waterline O waterline é a prática do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias. Esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas nunca serão mal desejadas.