Começa amanhã, a caminhada da garotada Sub-17 da Assoeva/Unisc/ALM/Venax no Campeonato Estadual de Futsal. A estreia da equipe comandada por Gerson Weber será contra a ASTF, em Teutônia. Integrante da chave 3, o time de Venâncio Aires está na disputa por quatro vagas contra outras cinco equipes. O Estadual da categoria está definido com 24 equipes.
Na chave 3, além da Assoeva, estão a ASTF, de Teutônia, Brilhante, de Pelotas, UJR, de Novo Hamburgo, Afusca, de Cachoeirinha, e o Atlético, de Santa Maria. A primeira fase consiste em jogos de ida e volta. Em cada grupo irão se classificar os quatro primeiros colocados.
O grupo da Assoeva vem treinando a um mês para o Estadual. “Uma base da equipe ainda é oriunda do time que lá em 2011 disputou o Estadual pela Sub-15. O restante é composto da própria Sub-17 do ano passado. Temos alguns atletas que também foram agregados no time após um período de testes. Assim montamos o grupo e agora vamos para o Estadual onde o primeiro objetivo é figurar no G4 da chave”, destacou o técnico Gersinho Weber.
A estreia contra a ASTF está confirmada para as 17h30min. “Faremos a preliminar da ASTF que em casa enfrenta o Alvorada Futsal, pelo Campeonato Estadual de Futsal Série Prata”, completou o comandante.
Esse será o terceiro ano de participação da Assoeva através das categorias de base no Estadual. Tudo começou em 2011 através das Subs 15, 17 e 20. A maior conquista até o momento se confirmou justamente no ano de estreia. Com a Sub-20, a Assoeva se sagrou vice-campeã, perdendo a finalíssima para a ACBF. Daquele time, a Assoeva tem hoje quatro integrantes na equipe adulta: goleiro Fudrigo, os alas Jé e Dani Boy e o pivô Padilha.
Em 2012, a Assoeva novamente esteve representada através das três categorias. A Sub-20 chegou até os dois quadrangulares finais. Não alcançou vaga à semifinal mas finalizou o certame na quinta posição.
A Sub-15 passou a primeira fase mas parou num dos quadrangulares que mais tarde foi realizado em Guaporé. O mesmo ocorreu com a Sub-17 que teve seu quadrangular disputado na cidade de Santa Maria.
Para 2013, os dirigentes das equipes não aprovaram mais essa das disputas dos quadrangulares. “Sempre era tudo num fim de semana e a classificação ser torna muito mais difícil. Estreando no quadrangular com uma derrota já fica muito difícil contornar a situação do próprio grupo. Você fica sem tempo para treinar. é um jogo após outro e isso acaba colocando em risco todo o trabalho realizado”, destacou Gersinho.
No Congresso Técnico realizado no mês de abril, ficou definida divisão das equipes em quatro chaves na primeira fase que terá a duração de três meses. Os quatro primeiros seguem na competição. “Na segunda fase, quando serão 16 equipes, haverá a divisão em quatro chaves. Os confrontos serão em turno e returno. Apenas os dois melhores passam. Quando restarem as oito equipes, novamente serão duas chaves de quatro. Os dois melhores se classificam para a semifinal”, afirmou o técnico.
Os grupos da Sub-17
– – – Chave 1 – – -Bento FutsalAGE de GuaporéUnião de Nova PrataAAV de VeranópolisAFA de FarroupilhaTorino de Caxias
– – – Chave 2 – – -ACBF de Carlos BarbosaAMSM de São MarcosRecreio da JuventudeCaxias FutsalSanta Catarina de CaxiasMGA de Caxias
– – – Chave 3 – – -ASTF de TeutôniaAtlético de Santa MariaAssoeva/Unisc/ALM/VenaxUJR de Novo HamburgoAfusca de CachoeirinhaBrilhante de Pelotas
– – – Chave 4 – – -ADS de SananduvaACAF de Cruz AltaAmérica de TaperaSalto do JacuíAsaf de Santo ângeloLagoense de Lagoa Vermelha- – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
O grupo para 2013
Goleiros:Jean Carlo SchulzDaniel Teodoro
Fixos:Matheus KonzenRodrigo SchwendlerRodolfo Edmundo BenderTulio Eichelberger
Alas:Elias Lopes Nunes,Guilherme Eduardo PauliMatheus Pladimir da SilvaMauricio José NunesRafael Cardoso de MoraesThales da Costa ThiesenAlexsandro André BeckerBruno Bortolini JackelGuilherme Rodrigo da CostaJardel CardosoFabrício do NascimentoFilipe Peris de Vargas
Pivôs:Abel Hammes