Seis jogos no fim de semana movimentaram a penúltima rodada válida pela primeira fase da Taça da Amizade. No principal confronto, em Arroio Grande, o Palmeiras assumiu a liderança isolada ao derrotar o Avante, de Linha Andréas, pelo placar de 3 a 1. Além do primeiro lugar, o Palmeiras se mantém agora como o único invicto na competição. Na disputa pelas últimas colocações dentro do G-12, o Floriano garantiu sua classificação ao derrotar o Monterey por 4 a 1. O Deodoro, um dos clubes que folgou na rodada, acabou garantindo sua classificação conforme os resultados paralelos. Com a definição de 11 vagas, resta apenas uma em aberto. São Luiz, com oito pontos, folga na última rodada. O 25 de Julho, com seis pontos, só depende si para fechar a fase entre os 12.
Nesta disputa paralela, ao São Luiz só resta torcer contra o 25, que enfrenta o Tangerinas fora de casa. Para chegar entre os 12, o 25 de Julho joga somente pela vitória. Qualquer outro resultado classifica o São Luiz, que hoje é o 12º colocado. O Fluminense, com cinco pontos – podendo ainda chegar em oito – não tem mais chances de classificação em razão da disciplina, que é maior que a do São Luiz.
“Chegamos à última rodada com apenas uma vaga em aberto. Nessa disputa direta entre os dois times de Santa Emília, ao 25 de Julho só uma vitória contra o Tangerinas é que passa a interessar”, destacou no final da tarde do domingo o presidente da Taça da Amizade, Mário Hochscheidt. Ele adiantou ainda que a última rodada da fase terá todos os oito jogos marcados pela tabela na tarde de domingo, 4 de novembro, a partir das 17h. “Não vamos aceitar a antecipação de qualquer jogo”, enfatizou o líder da entidade.
RESULTADOS
Depois do 3 a 1 diante do Avante, o Palmeiras assumiu o primeiro lugar da classificatória com uma campanha de seis vitórias e um empate. A tarde em Arroio Grande não foi mesmo das melhores para o Avante que teve dois jogadores expulsos – Augusto Gionaváz no tempo normal e Pedro José Niederle após o jogo. Também foram relatados em súmula e terão uma punição de 30 dias conforme o regulamento, o técnico Semildo Schubert e o dirigente Carlos Schneider.
O 25 de Julho conquistou a segunda vitória na competição no 6 a 1 diante do Matriz.
O Tangerinas assumiu o terceiro lugar na goleada de sábado por 7 a 2 diante do Ouro Verde, em Linha Olavo Bilac.Em Linha Travessa, o já classificado Flor de Maio perdeu para o São Luiz, 3 a 1.
O Cecília venceu o Fluminense, em Linha Sapé, por 2 a 1. A vitória para Cecília rendeu quatro posições na tabela: time era o nono colocado e agora está em quinto.