Taiane Maicá, uma apaixonada pelo ciclismo

-

Em 2019 ela se transferiu para Mato Leitão para morar com o namorado Patrick Jung. A partir daí a Cidade das Orquídeas ganhou uma moradora ilustre vinda de Rosário do Sul. No sangue da moça da Região Fronteira oeste do Rio Grande do Sul, hoje com 24 anos, corre a paixão pelo ciclismo. Ela se declara uma apaixonada pela modalidade. Esta é Taiane Maicá, atleta que tem uma trajetória esportiva intensa desde 2017.

Taiane destaca que aos 6 anos, como outras tantas crianças, aprendeu a andar de bicicleta. “Fui motivada principalmente pelo meu irmão Felipe Maicá. Na época já era do meio ciclístico. Me levava nas pistas para dar as primeiras voltas. Participei de alguns passeios ciclísticos na minha cidade natal. Aos poucos peguei gosto e a partir daí foi uma constante”, afirma a atleta.

Ela ainda aos 6 anos competiu pela primeira vez. “A prova foi um citadino, em Rosário do Sul mesmo. Na categoria iniciantes fiquei em terceiro lugar. Nos dois anos seguintes também tive algumas aparições em provas, estas até de forma mais constante. Foi então que acendeu a paixão pelo esporte. Em meio a isso também vieram os estudos e por isso que por um certo período acabei deixando a bike de lado”, conta.

Quando completou 18 anos, Taiane foi morar em Lajeado. “E não é que reacendeu a vontade de pedalar. Tudo começou quando passei a participar de grupos de pedal. Um deles o Vale Ciclismo, de Lajeado. Lá estava eu novamente inserida no esporte. Adquiri uma bike maior e melhor, daquelas propícias para a prática. Assim também passei a participar de todos os eventos possíveis de ciclismo na região”, enfatiza.

Em 2017 ela teve a grata satisfação de ganhar uma bike nova do irmão. “Foi então que resolvi voltar a competir. Esta primeira prova foi justamente em Venâncio Aires. Lembro que era a Copa MTB dos Vales. E depois desse embalo não parei mais”, disse a competidora.

Treinando desde então, Taiane começou a disputar provas na região. Em 2018 foi um pouco mais além. Competiu na Serra do Rio do Rastro onde ficou em segundo lugar. Em 2019 ela voltou para a mesma competição e acabou na quinta posição na categoria Elite MTB. Em 2019 disputou o Campeonato MTB dos Vales e ficou em terceiro lugar.
Diante da atual situação da pandemia, Taiane não sabe se a etapa na Serra do Rio do Rastro será realizada. “Se for confirmada, a etapa será em novembro. Na medida do possível pretendo estar lá”, acrescenta.

NA ATUALIDADE

Taiane, que integra a categoria MTB Feminino Livre, está disputando a Copa União de Ciclismo. Na segunda etapa que foi realizada na cidade de Montenegro, ela garantiu o primeiro lugar.

No embalo dessa boa colocação, a ciclista está motivada para a prova deste domingo, 13, na cidade de Taquara. “A concorrência é grande. Enorme também é a expectativa para a prova. Espero dar o máximo e no final vamos ver o resultado”, disse. Depois de Taquara, a quarta etapa será em Xangri-lá. As demais datas e cidades não estão definidas mas conforme Taiane, a Copa União está projetada para oito etapas na totalidade.

Para a temporada Taiane projeta ainda a participação na Copa MTB dos Vales. “Uma competição ainda sem data mas pelo que ouvi nos bastidores não se descarta que Venâncio Aires possa sediar o evento”, completa.

O Gaúcho em 2022

Taiane destaca que todo os esforços em treinamentos e participações em competições tem um propósito. “Pretendo em 2022 disputar o Campeonato Gaúcho MTB. É um projeto que tenho. O ciclismo é um esporte que vem ganhando força. Necessita de um maior incentivo mas tudo tem seu tempo. É necessário ter força, foco e fé”, completa a ciclista.

O ciclismo em família

Além do irmão Felipe Maicá que é um dos seus incentivadores e também competidor, Taiane tem o sobrinho Murilo Conde que disputa a categoria Elite e Júnior.

Murilo, que mora da cidade de Lajeado, foi campeão na etapa do Campeonato Gaúcho que foi realizada dia 6 de junho, na cidade de Nova Petrópolis.

Conta aí Taiane…

O ciclismo é minha paixão desde criança. De 2017 para cá, quando comecei a participar de competições aqui na região, venho me dedicando bastante ao esporte. Procuro fazer os treinos durante a semana e fim de semana junto com amigos, meu irmão e meu sobrinho e claro, os passeios também. Agora vou começar fazer academia para ajudar no reforço muscular, pois nesse esporte temos que ter muita dedicação e estamos sempre em constante evolução, pois cada prova é diferente e a concorrência aumenta.

Espero poder inspirar muitas pessoas ao ciclismo, principalmente as mulheres, pois como o esporte está evoluindo ainda, tem muitas que não se encorajam a começar, mas eu digo que não tem como se arrepender, pois faz bem para o corpo, para a mente e sem contar que conhecemos pessoas e lugares incríveis. Sobre o tempo, se soubermos organizar cada afazer, dá certo. Sou ciclista, trabalho em uma loja de bicicleta em Lajeado, tenho um espaço de beleza em Mato Leitão e minha vida pessoal também. A bike muda vidas!

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido