Durante reunião no Auditório da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) na tarde desta sexta-feira, 1º, foram definidos os grupos e o formato de disputa da Terceirona Gaúcha de 2025. Nove clubes confirmaram participação.
O Guarani, de Venâncio Aires, na ocasião representado pelo presidente Jorge Antônio da Silveira, pelo técnico Gilmar Iser e por meio do supervisor Jonas Reis, está incluso no Grupo 1 ao lado do Nova Prata, Apafut de Caxias do Sul, 1992 de Carazinho e Novo Horizonte de São Leopoldo.
O Grupo B terá o quadrangular entre os três clubes da cidade de Rio Grande: Rio Grande, São Paulo e Riograndense, mais o São Gabriel.
Conforme discutido no encontro, a opção pela formatação dos grupos na fase inicial foi o equilíbrio geográfico e técnico.
Conforme acordado pelos dirigentes de clubes, a primeira fase da Terceirona Gaúcha será disputada em turno e returno dentro de cada grupo. Os dois melhores colocados de cada chave avançarão para a fase de mata-mata, que será disputada em jogos de ida e volta. Os campeões – Grupo A e Grupo B – tem a vantagem do jogo de volta em seus domínios. Os dois finalistas decidem o título nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Campeão e vice terão vagas asseguradas na Divisão de Acesso 2026.
A largada da competição será no dia 21 de setembro. Nos próximos dias o Guarani irá anunciar a data de abertura dos trabalhos e as primeiras contratações.
Em 2024, a competição teve a composição de dois quadrangulares. Gramadense e Real de Tramandaí foram os dois finalistas.
Grupo 1
Guarani de Venâncio Aires
Nova Prata
Apafut de Caxias do Sul
Clube 1992 de Carazinho
Novo Horizonte de São Leopoldo
Grupo 2
São Paulo de Rio Grande
Rio Grande
Riograndense de Rio Grande
São Gabriel
22 – é o número de jogos previstos para a realização da Terceirona Gaúcha.