A Assoeva começou, em 2011, a disputar o Campeonato Estadual de Futsal Menores. A aposta, no primeiro ano, foi através das categorias Sub-15, 17 e 20. As duas primeiras não alcançaram classificação. A 20 foi muito além. Time foi passando fase por fase até chegar na decisão contra a ACBF. O resultado final resultou no vice-campeonato da garotada e o ingresso de três atletas da base para o plantel profissional da Assoeva em 2012. Nessa temporada os resultados até o momento são altamente satisfatórios. Nas três categorias a Assoeva está garantida na próxima fase. Se dá para apostar em mais conquistas para a atual temporada, somente os resultados numa próxima etapa é que poderão responder essa questão com maior exatidão.
SUB-15
A garotada mais jovem da Assoeva garantiu, no começo dessa semana, sua classificação. Na segunda-feira, 20, o time Sub-15 jogou contra o Cepe de Canoas, em Venâncio Aires. O ponto conquistado no 0 a 0 foi festejado pela equipe local que assim está entre os seis melhores da chave 3.
Para finalizar sua participação na primeira fase, a Assoeva tem mais três jogos pela frente. A ‘excursão’ do time será entre amanhã, 31 de agosto, e sábado, 1º de setembro. Na sexta-feira, às 21h, a Assoeva joga contra o APA, em Rio Grande. No sábado, às 10h, o compromisso da equipe será contra o Paulista, em Pelotas. às 16h a Assoeva retorna à quadra para enfrentar o Brilhante.
SUB-17
Na Sub-17, a Assoeva já encerrou sua participação na primeira fase. A garotada Sub-17 jogou na terça-feira, 28, no Poliesportivo, contra o Atlético de Santa Maria. Na derrota por 7 a 1, a equipe comandada por Gerson Weber garantiu a terceira posição no grupo. A atuação do time ficou abaixo do esperado mas o que importa até certo ponto foi a passagem para uma fase seguinte da competição. “Essa é a base que tínhamos na Sub-15 ano passado. O grupo vem evoluindo e uma e outra atuação mais convincente já aparece gradativamente. A classificação à segunda fase garantimos fora de casa contra o Real de Encruzilhada. Estávamos vencendo por 3 a 2 quando o adversário igualou faltando dez segundos. Na saída de bola, nosso contra-ataque foi rápido e em cinco segundos já marcamos o quarto gol. A resposta no jogo foi imediata e isso comprova que o grupo tem potencial. Agora é seguir treinando para assim brigarmos na segunda fase por resultados ainda melhores”, declarou o técnico Gersinho Weber.
SUB-20
Em seis jogos, quatro vitórias, duas derrotas, 31 gols marcados e 16 sofridos. Com essa campanha, a equipe Sub-20 comandada pelo professor Valter Castilhos garantiu a segunda colocação na chave 3 do Estadual. Em termos percentuais, a Assoeva garantiu a quinta melhor campanha entre os oito classificados para a segunda fase.
ADS de Sananduva, Arsenal de Não-Me-Toque e Tupan de Tupanciretã serão os adversários da Assoeva na segunda fase. O outro quadrangular tem ACBF de Carlos Barbosa, UJR de Novo Hamburgo, BGF de Bento Gonçalves e a Ascafut de Cachoeira do Sul.
A estreia da Assoeva na segunda fase estava programada para sábado, 1º de setembro, contra a ADS, em Venâncio Aires. Como o adversário tem jogo pelo Estadual Série Ouro e utiliza boa parte dos garotos, o confronto foi transferido para uma nova data. O jogo de abertura da chave entre Arsenal e Tupan segue confirmado para sábado.
Na segunda rodada, dia 15 de setembro, a Sub-20 joga contra o Tupan, fora de casa. Dia 22 o compromisso no Poliesportivo será diante do Arsenal. No começo do returno a Assoeva joga em Sananduva. Dia 6 de outubro a Assoeva recebe o Tupan e encerra a fase em Não-Me-Toque, no dia 21.