No sábado, 30 de outubro, no estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre, foi realizado o Campeonato Gaúcho de Atletismo. Organizado pela Federação de Atletismo em parceria com a própria Sogipa, o evento contou com mais de 230 atletas de 29 cidades gaúchas, representando 16 equipes filiadas. Entre as dezenas de atletas campeões individuais, o venâncio-airense Gustavo Dallafávera também esteve no lugar mais alto do pódio em três ocasiões.
Representando a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Gustavo superou marcas individuais. “Conquistei o título nos 100m com o tempo de 10seg64. É uma marca que me coloca entre os 30 atletas mais rápidos no ranking do Brasil. Sou campeão gaúcho também nos 200m onde completei a prova com 22seg20. Para finalizar veio o título estadual no revezamento 4x400m. A equipe teve ainda a participação dos atletas Tauan Lyra, Thiago Trierweiler e Arthur Leite”, conta Gustavo.
A participação no Gaúcho de Atletimo não para por aí. “Fui ainda medalhista de bronze no salto em distância com a marca de 7,15m”, cita.
Gustavo relata que a quarta medalha de ouro escapou entre as mãos. “No revezamento 4×100 nossa equipe estava na frente e justamente na minha passagem a gente acabou se atrapalhando. Derrubamos o bastão. Não fosse isso acredito que tínhamos reais condições de vencer”, relata o atleta.
O corredor cita que no ano de 2019, quando representou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), não havia conquistado nenhuma medalha nas provas individuais. “Foi uma temporada onde conquistei duas medalhas de ouro mas foram em provas de revezamento. Nesse ano tudo mudou. Conquistei medalhas nas três provas individuais e só não foi uma a mais no revezamento por uma falha que acontece mas que serve de aprendizado para futuras provas”, disse Dallafávera.
Tanto nos 100m como no salto em distância, Gustavo acrescenta que foram suas melhores marcas na competição. “Estou muito feliz pelos resultados conquistados. Foram três medalhas de ouro no Gaúcho e disputando com dezenas de atletas de renome na modalidade. São conquistas que comprovam que para quem treina muito e se dedica, os resultados acabam aparecendo”, enfatiza o atleta.
Entre os competidores no sábado estava por exemplo o atleta olímpico Samory Uiki. O gaúcho, que competiu nos Jogos de Tóquio, participou de duas provas representando a Sogipa: no salto em distância, que é a sua especialidade, e no revezamento 4x100m. Essa foi a primeira vez que o atleta competiu após as Olimpíadas.