A unificação da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e a Liga Gaúcha tem tudo para dar certo. Todos entendem que a iniciativa é somente de resultados positivos para a modalidade. A aceitação por parte dos clubes dessa junção tem sido praticamente unânime. Isso está comprovado mediante a procura das equipes que buscam maiores informações e ao mesmo tempo demonstram interesse em disputar o Gauchão Série Ouro Futsal 2021. Cogita-se que 27 clubes disputem só a categoria principal.
Ainda não foi realizada uma reunião técnica e muito menos houve a discussão de uma fórmula de disputa. O que se sabe é que equipes como a Assoeva, ACBF e Atlântico estarão em grupos diferentes. Serão ‘cabeças de chave’. Se confirmar 27 equipes, a tendência é pela divisão de três grupos. Cada equipe, na primeira fase, teria 16 jogos. Destes seriam oito em casa e oito fora.
“A projeção que se faz é de classificar os cinco primeiros de cada grupo. A 16ª vaga ficaria com o melhor sexto colocado dos três grupos. Se pensa sim em rebaixamento, tanto que os dois últimos colocados de cada chave entrariam nesse grupo”, disse Nelson Bavier que nessa unificação das entidades responde pela Liga Gaúcha.
Ainda em relação a Liga Gaúcha de 2020 que tem a ACBF como finalista e a segunda vaga por definir entre Guarany, de Espumoso e o Passo Fundo, Bavier declarou que a competição será finalizada quando houver a liberação para os jogos por parte do Governo Estadual.
“Além da Liga Gaúcha 1, temos algumas outras finais também relativas ao Estadual de 2020 para serem concluídas. Parte destas decisões inclusive envolvem as categorias de base. Assim que possível vamos concluí-las. É bom deixar bem claro que a Liga Gaúcha pretende sim finalizar os campeonatos de 2020 e ao mesmo tempo trabalha em pról da unificação pois a união visa somente o crescimento e fortalecimento do futsal gaúcho”, disse o dirigente.
Além da Assoeva, ACBF e Atlântico que estão em meio a preparação para a Liga Futsal que deve começar em abril, são raras as equipes que tem alguma movimentação em termos de pré-temporada. Isso está relacionado a questão da dúvida maior que é o mês para o Gauchão Série Ouro começar. “Difícil de cravar tanto o dia como a quinzena que vamos ter bola rolando. Projeto a Série Ouro para os primeiros dias do mês de junho. Estamos na torcida para que isso se confirme. Assim em meses como abril e maio já teremos uma movimentação bem maior envolvendo a modalidade”, completa o presidente da Liga Gaúcha.
Assoeva/Unisc/ALM
ACBF de Carlos Barbosa
Atlântico de Erechim
Passo Fundo Futsal
BGF de Bento Gonçalves
Guarany de Espumoso
SER Canoense
Afucs de Seberi
AES de Sobradinho
AMF de Marau
Guarani de Frederico Westphalen
Lagoa Futsal de Lagoa Vermelha
SER Itaqui
Horizontina
Brasil Futsal de Pelotas
Rabelo de Alvorada
Paulista de Pelotas
ALAF de Lajeado
Sase de Selbach
UFSM de Santa Maria
Santa Cruz Futsal
Uruguaianense de Uruguaiana
São José de Cachoeira do Sul
Sercesa de Carazinho
Atlético Vacaria Futsal
Cometa/Rodeio de Rodeio Bonito
Rio Grande
* Com a participação de 27 times, as equipes seriam divididas em três grupos na primeira fase. Tendência é que serão disputados jogos de ida e volta, dentro dos grupos. Classificam-se os cinco melhores de cada, além do melhor sexto colocado. Dois times de cada um dos grupos serão rebaixados.