Reuniões virtuais quase que semanais entre dirigentes, gestores e representantes de clubes estão dando novos rumos ao futsal gaúcho. O entendimento pela unificação de entidades como Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) e a Liga Gaúcha demonstra que depois de seguirem por caminhos opostos, a união de agora só tende a fortalecer a modalidade.
A nota que o futsal gaúcho estará unido em 2021 foi reforçada no fim de semana pelo site da Liga Gaúcha. Nela consta um parágrafo com frases de Vianei Hammes, presidente da FGFS que realmente comprovam o entendimento. “Significa consertar o que não deveria ter sido separado. A ideia é reestruturarmos a FGFS, restabelecer a união dos clubes, deixar as vaidades no passado e fazer uma entidade transparente e organizada. Foi uma união consolidada por pessoas verdadeiras, que vivem e conhecem o futsal, e que juntos querem o bem estar da modalidade, com uma competição única e bem organizada”, enfatiza o dirigente.
Hammes destaca que o entendimento entre as duas instituições avança diariamente, tanto que já existem tratativas pela organização da elite do Gauchão de Futsal 2021 e demais categorias de base. “Momento é de unir forças. Trilhar um caminho para fortalecer o futsal num todo é a bola da vez. O trabalho de agora deve andar lado a lado sempre com o propósito de manter em alta a modalidade no nosso Estado que tem um representatividade enorme no futsal nacional e até internacional”, avalia Hammes.
Com a unificação das entidades em torno do Gauchão de Futsal 2021 encaminhadíssima, Vianei esclarece que os passos seguintes passa pelo entendimento da junção em uma competição envolvendo os clubes que estão na Federação Gaúcha e Liga Gaúcha. “Isso trará de volta a participação em uma mesma competição estadual equipes como Assoeva, ACBF e Atlântico. O torcedor gaúcho quer o retorno destas equipes também no Estadual e não apenas na Liga Futsal como foi de 2018 para cá. O Estadual deve ser um só com a presença dos representantes da LNF e demais clubes que já fazem frente pois todos, a cada temporada, estão se reestrurando e competindo de igual para igual”, completa Hammes.
Em relação a Liga Gaúcha 1 de 2020, a competição será finalizada assim que houver a liberação de jogos. A ACBF já está classificada para as finais e aguarda pelo vencedor da semifinal de ida e volta entre Guarany, de Espumoso e a APF, de Passo Fundo.
Liga Gaúcha tem ainda por finalizar em relação a 2020 competições das categorias de base como Sub-9, 11, 13, 15 e 17.
Em relação a Liga Nacional, a entidade ainda trabalha na estruturação da tabela de jogos da primeira fase. São 23 equipes divididas em três grupos. A Assoeva/Unisc/ALM está no Grupo ‘B’ juntamente com a ACBF (Carlos Barbosa), Atlântico (Erechim), os clubes catarinenses Joinville e Blumenau, os paranaenses Cascavel e Marreco e mais o Juventude AG Futsal, da cidade de Dourados, do Mato Grosso do Sul.
Copa do Brasil de Futsal
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), com sede em Fortaleza, no Ceará, realizou na sexta-feira, 5, o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil da modalidade. O Rio Grande do Sul terá o Guarani, de Frederico Westphalen, como representante único.
Antes do sorteio a entidade mudou a forma do sorteio, de acordo com a logística das equipes, deixando os duelos mais regionalizados. O Verdão terá como primeiro adversário o Curitibanos, de Santa Catarina. A vantagem do Guarani é que o jogo de volta será no Ginásio Itapagé, em Frederico Westphalen. As datas ainda não foram divulgadas, mas os confrontos devem acontecer em abril.
A Copa do Brasil será em jogos de ida e volta. Igualdade em pontos após o término do segundo jogo força a realização da prorrogação. Nova igualdade transfere a disputa da vaga para a série dos pênaltis.
Guarani e Curitibanos disputam uma vaga e ambas agremiações já tem conhecimento de quem será o segundo adversário. Pato Futsal e Jaraguá irão se defrontar na primeira eliminatória e quem passar pega Guarani ou Curitibanos.
Esta será a quarta edição da Copa do Brasil que já teve os seguintes campeões: Horizonte Futsal (Ceará, em 2017), Corinthians Paulista (em 2018 e 2019) e mais o Dois Vizinhos Futsal (Paraná, em 2020).