O jovem venâncio-airense acumula mais uma conquista, em sua vida no futebol. Na noite de terça-feira, 29, integrando a equipe Sub-14 mirim do Internacional, Willian Felipe Freitag Bartholdi, 14 anos, sagrou-se campeão do 33° Encontro de Futebol Infantil Panamericano (EFIPAN).

Há cinco anos na base colorada, o meia vai quatro vezes por semana para Alvorada onde treina no Centro de Treinamentos do Inter. Estudante da 8ª Série do Colégio Estadual Cônego Albino Juchen (CAJ), a mãe Andréia salienta que há planos do filho se mudar para facilitar as suas rotinas. “Planejamos de ele se mudar neste ano para Alvorada, mas ele não está querendo muito, então talvez vamos adiar esse plano para ano que vem, quando volta a treinar em Porto Alegre. Aí poderá morar na capital mesmo, e também estudar lá. é bem corrido e cansativo todo dia levar ele para lá, além dos gastos”, explica. Willian está de férias na escola e quando voltar em fevereiro estará na 8ª Série, provavelmente continuará estudando no Colégio Estadual Cônego Albino Juchen (CAJ) no período da manhã, já que seus treinamentos são no período da tarde a partir das 15h.

Willian começou cedo no mundo do futebol. Aos quatro anos de idade passou a integrar a Escolinha de futsal de Carlinhos Rehbein. “Quando ele tinha 10 anos um olheiro do Inter viu ele jogar e acabou levando-o”, conta a mãe.

Assim como todo atleta ainda no início, Willian sonha em estar um dia no lugar das atuais estrelas do clube. “Via os jogadores profissionais todo dia quando ainda treinávamos em Porto Alegre, mas nunca tive contato com eles. Sempre que os via pensava em chegar no lugar deles algum dia. Gosto muito de treinar lá, onde acredito que terei um bom futuro. Teve um jogo nesta EFIPAN, o Gre-Nal que não vou esquecer tão cedo, haviam 12 mil pessoas nos assistindo, então são momentos bons, inesquecíveis que estão vivendo no Inter”, espera o venâncio-airense.

 Em seu segundo EFIPAN, Willian acabou não marcando nenhum gol na 33ª edição, mas deu assistência para quatro gols colorados na competição.

A competição

Realizada em Alegrete desde o dia 12 de janeiro, o EFIPAN reuniu 12 times, destes, três eram de fora do Brasil: Peñarol, Defensor e Caracas.

O clube colorado garantiu o 12° título da competição após bater o Santos na final, detentor do título até então. Após empatar por 1 a 1 no tempo normal, o colorado venceu o time paulista na disputa por pênaltis (5 a 4). O gol do Inter, feito ainda na primeira etapa, foi marcado pelo zagueiro Adilson, artilheiro isolado do torneio.

Para o treinador Wilson Souza, não faltou empenho por parte da garotada: “A gente fez de tudo para conseguir este título. Não foi possível no tempo normal, mas nos pênaltis tivemos atitude para buscar o resultado. Dedicamos essa conquista à torcida colorada, que compareceu e nos ajudou muito, e a Santa Maria, que passa por um momento muito difícil”, declarou o comandante do Inter.

O Inter é o maior vencedor do EFIPAN, com 12 títulos obtidos (1986, 1987, 1994, 1997, 1999, 2002, 2003, 2004, 2007, 2008, 2009 e 2013).

O time escalado na decisão: André; Leonardo, Adilson, Adilson Rodrigo e Andrew; João Pedro, Fuchs, Willian e Bernardo; Matheus (Kendy) e Brenner.