Em Passo Fundo, Gabriel Endler (E) conquistou a segunda colocação da última etapa do Circuito formando dupla com Bruno Goularte (D) (Foto: Divulgação)
Em Passo Fundo, Gabriel Endler (E) conquistou a segunda colocação da última etapa do Circuito formando dupla com Bruno Goularte (D) (Foto: Divulgação)

Nos dias 18 e 19 de dezembro, na Arena do Clube Juvenil, na cidade de Passo Fundo, foi realizada a última etapa de 2021 do Circuito Gaúcho de Vôlei de Praia. A temporada foi altamente positiva para o venâncio-airense Gabriel Endler. Além da segunda colocação na etapa, o atleta foi premiado como o terceiro melhor jogador do Circuito.

Além de Gabriel Endler, também jogou em Passo Fundo a dupla composta por mais dois atletas de Venâncio Aires: Rafael Fengler e Alexandre Lauxen. Os dois chegaram até na fase oitavas de final. Endler conta que formou dupla com Bruno Goularte, de Esteio. “Chegamos na decisão mas acabamos perdendo o confronto derradeiro. O nível da competição foi altíssimo. Entre tantas adversidades posso afirmar que saímos ‘vitoriosos’. Feliz demais mesmo com o resultado”, disse o atleta de Venâncio Aires.

Gabriel destaca que o Circuito em geral foi bem interessante. “Infelizmente eu e o Bruno jogamos apenas duas etapas de forma conjunta. Ficamos de fora da disputa do Circuito em geral, porém, individualmente conseguimos pontuações para ficarmos entre os quatro primeiros”, disse.

Em relação ao resultado final da etapa, Endler relata que a dupla campeã foi Nícolas e Roger, de Itapema, Santa Catarina. “O Nícolas jogou em dezembro o Mundial Sub-19 onde ficou em terceiro lugar. O Roger é um que disputa o Circuito Brasileiro”, conta.

Gabriel e Bruno, que foram os vice-campeões, ficaram à frente por exemplo de Eduardo e Rafael, também de Itapema (SC), uma dupla que igualmente joga o Circuito Brasileiro. Em quarto lugar ficou a dupla Alanson e Éder, também de Itapema. “O Alanson é o professor destes atletas de Itapema. O Éder formou dupla com o Roger no Circuito Brasileiro desse ano. Não é por nada dizer que o nível dessa última etapa lá em Passo Fundo realmente foi altíssimo”, enfatiza Endler.

Na trajetória do evento em Passo Fundo, Gabriel e Bruno chegaram a vencer a dupla Nícolas e Roger para chegarem na fase semifinal. “Os dois conseguiram a vaga para a semi via repescagem. Depois nos encontramos na onde eles venceram por dois sets a zero. O desgaste físico fez a diferença. Cheguei a sentir leves cãimbras nas duas panturrilhas. Isso é proveniente a falta de treinamento de forma mais adequada. No contexto geral foi uma participação muito boa e volto a repetir, estou feliz mesmo pelo resultado final”, acrescenta Endler.

No pódio, além da premiação como vice-campeão da última etapa do Circuito em 2021, Gabriel Endler teve a grata satisfação em ter seu nome anunciado como terceiro melhor jogador do Circuito. “Também fui homenageado pela FGV pelo trabalho que venho fazendo à frente da modalidade em Venâncio Aires. Fico muito grato pelo reconhecimento da entidade”, completa Endler.

Gabriel conta que jovens atletas de Venâncio Aires podem tranquilamente disputar os campeonatos brasileiros de base. “Falta aquele incentivo maior para isso se confirmar. Além do trabalho que pretendemos desenvolver em 2022, vamos em busca de apoiadores. Temos potencial, jovens de bons valores. Basta terem aquele oportunidade essencial”, finaliza o líder do Projeto Vôlei Venâncio.