Ainda falta apoio, estrutura e as poucas equipes que existem estão em busca de um lugar ao sol. Mas pouco isso importa para um grupo de venâncio-airenses que não mede esforços para praticar um esporte que ainda engatinha no Brasil.

Atualmente o Futebol Americano é o esporte que mais cresce no Brasil. A Liga Norte Americana (NFL) no Brasil já tem cerca de 20 milhões de fãs. E foi assim, assistindo as competições pela televisão, que hoje o venâncio-airense Guilherme Nunes é um atleta do Santa Cruz Chacais, time da cidade vizinha. 

O jovem de 23 anos iniciou no esporte em agosto de 2014 sem nunca ter praticado antes. O interesse surgiu após ele acompanhar pela televisão uma temporada da NFL (liga americana de futebol americano). Tão logo surgiu um convite de um amigo que já jogava na equipe de Santa Cruz. “Ele me convidou para ir lá conhecer e gostei pra caramba”, completa.

Assim como Guilherme, Lucas Schwendler e Luiz Fernando Flips passaram a integrar o time no ano passado. Matheus Thiesen, Dênis Spies Jr. e Júlio Seidel começaram a jogar na equipe profissional no início deste ano. Dênis e Júlio já haviam participado da equipe nas categorias de base. “Comecei bem perdido por não conhecer nada, porém fui me aprofundando sobre as regras na internet. No futebol americano são inúmeras regras, sendo até bem difícil memorizar todas elas. Sem dúvida, a melhor forma de conhecer o esporte e também se aprofundar nas técnicas é vendo vídeos e conhecendo melhor o esporte, pois sempre se tira uma aprendizagem vendo filmagens sendo de adversários ou de outros jogadores”, explica Guilherme.

A estreia

Guilherme, que joga de Nose Tackle/Defensive Tackle, irá participar pela primeira vez de uma competição pela equipe. O Santa Cruz Chacais vai iniciar a disputa do campeonato gaúcho de futebol americano no domingo, 12, em Santa Cruz, em um confronto com o Juventude F.A, de Caxias do Sul. O primeiro compromisso será às 15h, no campo do Sesi, no bairro Arroio Grande. O ingresso será um quilo de alimento não-perecível.

Para o segundo semestre, a equipe projeta disputar um campeonato a nível nacional como o campeonato Sul Brasileiro ou então o Campeonato Brasileiro da CBFA, mas para isso está em busca de patrocínios.

Guilherme ainda lembra que para interessados em fazer parte do Santa Cruz Chacais basta ter a vontade de jogar, uma chuteira e um protetor bucal que o resto dos equipamentos é fornecido pelo time. O time fará seletivas de jogadores após o campeonato gaúcho sempre no primeiro sábado do mês.

Atualmente a equipe conta com 53 atletas, e com três treinadores, um para o ataque, outro para defesa e um para o time de especialistas. Nas tardes de sábado e em alguns dias da semana, a noite, os atletas realizam treinos no campo municipal do Parque da Oktoberfest.

 

Foto: DivulgaçãoMatheus Thiesen, Lucas Schwendler, Dênis Spies Jr, Guilherme Nunes, Júlio Seidel, e ainda Luiz Fernando Flips(que não está na foto, são os venâncio-airenses que integram a equipe de Santa Cruz
Matheus Thiesen, Lucas Schwendler, Dênis Spies Jr, Guilherme Nunes, Júlio Seidel, e ainda Luiz Fernando Flips(que não está na foto, são os venâncio-airenses que integram a equipe de Santa Cruz