Com uma área de 30 hectares disponível, a Administração Municipal projeta a criação de um espaço gratuito para a prática de várias modalidades na Capital do Chimarrão.

A criação da tão sonhada vila olímpica mobiliza o governo municipal na busca de recursos para a sua concretização. Localizada no bairro Bela Vista, a área foi desmembrada da escola Wolfram Metzler e cedida ao Município pelo Estado, em junho deste ano.

E para servir de exemplo para a criação do projeto do parque esportivo, o prefeito Airton Artus e o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Telmo Kist, estiveram em Porto Alegre nesta segunda-feira, 17, na Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande Sul (Fundergs), com o objetivo de conhecer o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete).

Foto: Rui Borgmann / Folha do MatePrefeito Artus e secretário Telmo estiveram na capital gaúcha para buscar exemplos de infraestrutura.
Prefeito Artus e secretário Telmo estiveram na capital gaúcha para buscar exemplos de infraestrutura.

Considerado um dos maiores e mais completos centros do país, o espaço é privilegiado no centro da capital e reúne dezenas de equipamentos esportivos para uso gratuito da população.

O intuito da Administração Municipal de Venâncio Aires é buscar recursos junto ao Ministério dos Esportes para construir uma pista atlética, que abrangeria outras modalidades envolvendo o atletismo como uma cancha para o salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, de martelo e de dardo, além de um prédio para a recepção.

O valor estimado para o início das obras, nesta primeira fase, seria de R$ 4 milhões.

é uma estrutura de primeiro mundo para os adeptos do esporte e não é impossível implantarmos esta pista atlética aqui no Município. Queremos iniciar pela pista e futuramente construirmos um estádio de futebol”, ressaltou Artus.

O secretário Telmo Kist disse que é possível cadastrar o município, através do Ministério de Esportes, em projetos para a captação de recursos. “Em razão das Olimpíadas, que ocorrem no Rio de Janeiro em 2016, o Governo Federal está incentivando os municípios interessados em fomentar o esporte, principalmente o atletismo, entre outros espaços que promovem o bem-estar, o lazer e a saúde da comunidade”, ressaltou Kist.

Foto: Rui Borgmann / Folha do MateEstrutura no bairro Menino Deus foi visitada pela Administração Municipal.
Estrutura no bairro Menino Deus foi visitada pela Administração Municipal.

MEGAESTRUTURA

Segundo os coordenadores do Cete, cerca de 6 mil pessoas estão cadastradas para usufruir a grande estrutura localizada na Rua Gonçalves Dias, no bairro Menino Deus, na capital gaúcha.

Além de uma pista de atletismo oficial, o centro conta ainda com ginásio poliesportivo (vôlei, handebol, futsal, basquete), ginásio de ginástica, ginásio de lutas (boxe, judô, karatê, MMA) e duas quadras de futebol, vôlei de areia e beach tênis.

Além disso, o local conta com a escola de ensino fundamental Mané Garrincha, onde estudam 452 alunos, sendo 240 em regime de tempo integral. Os portadores de deficiência contam ainda com uma academia ao ar livre.

O coordenador do Cete, Julio César Gonçalves, diz que a estrutura esportiva tem padrão internacional, certificada pela Federação Internacional de Atletismo e está entre as duas melhores do país.

Recentemente o Cete Porto Alegre sediou o campeonato mundial máster de atletismo, reunindo 104 países. Durante a semana, de segunda a sábado, o dia inteiro, e domingos pela manhã, os adeptos das corridas e caminhadas estão liberados para utilizar os 400 metros de piso sintético da pista, reformada há cerca de um ano.