O Campeonato Regional da Aslivata volta a ter um representante de Venâncio Aires entre os participantes, recolocando o município após 8 anos na competição. Na reunião da última quinta-feira, 11, a Assespe confirmou presença na edição deste ano. O time de Linha Grão-Pará, participará pela primeira vez e confirmou um desejo antigo da comunidade.
O desejo de participar do certame surgiu em novembro do ano passado e veio sendo amadurecido até a confirmação na última reunião. O projeto foi desenvolvido pensando na equipe e também na estrutura para sediar as partidas em Venâncio Aires. De acordo com o presidente Cláudio Weschenfelder, a diretoria esteve unida para viabilizar o retorno do município ao regional. “Estamos desde o ano passado debatendo sobre essa participação, avaliando jogadores, realizando ações e buscando patrocinadores para captação de recursos financeiros. Estamos finalizando as obras nos vestiários e na cabine de transmissão de rádio”, explica.
O Campeonato Regional está confirmado com a presença de 35 times, divididos em 5 chaves de 7 times. O secretário da Aslivata, Daniel Soder, explica a fórmula de disputa da competição. “Na categoria de titulares e aspirantes já está tudo definido. Na primeira fase, eles jogam dentro da chave em jogos só de ida, classificando-se os 6 primeiros de cada chave, totalizando 30 clubes. Na segunda fase haverá os confrontos em mata-mata através do ranking dos clubes, 1º x 30º, 2º x 29º e assim por diante. Além dos vencedores desses confrontos, o melhor perdedor vai completar 16 clubes para a oitavas de final”, detalha. Agora o secretário da Associação irá consultar datas e fazer a tabela de jogos, que não tem data definida para ser divulgada.
A bola vai começar a rolar no dia 19 de julho e os clubes devem entregar a relação de jogadores até o dia 30 deste mês. A Assespe será comandada pelo técnico André Kauffmann e o regulamento prevê que os times devem ter jogadores apenas que residam no município. O presidente da Assespe afirma que a relação está sendo definida a partir dos nomes que derem preferência ao time de Grão-Pará. “Não adianta nós ficharmos um atleta que vai optar por disputar a Taça da Amizade e desfalcar a nossa equipe. Estamos analisando todos os nomes disponíveis e temos uma base formada. Restam algumas respostas, mas na reunião da próxima segunda-feira devemos encaminhar algumas decisões. Nós queremos ir longe no Regional e resgatar a credibilidade de Venâncio”, afirma Cláudio Weschenfelder.
O último título de Venâncio Aires no Campeonato Regional da Aslivata foi o Juventude, de Vila Arlindo. Na temporada de 2004, a equipe comandada por Dárley Costa venceu o águia Azul, de Fazenda Vila Nova.
Chave 1: Esperança, Olarias, Canarinho, Pinheiros, Cruzeiro/Anta Gorda, Arroio Alegrense e Juventude/Brochier.Chave 2: Avante, Internacional de Conservas, 25 de Julho, Amigos/Arroio do Meio, Riograndense, 11 Amigos/Poço das Antas e Seiva Verde/Guaporé.Chave 3: Catarinense, Ecas, Juventude/Wes, Assespe/Venâncio Aires, Floriano/Bom Retiro, Independente/Paverama e Travesseirense.Chave 4: Alto Taquari, União de Carneiros, Bom Fim, Arroio do Meio, 7 de Setembro/Capitão, Nova Berlim/Canudos do Vale e Concórdia/Roca Sales.Chave 5: Ribeirense, União Campestre, Independente/Cruzeiro, Taquariense, Fluminense/Wes, Aimoré e Dois Lajeados.