10 mil doses da vacina contra gripe ainda estão disponíveis

-

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) terminou em todo o país na sexta-feira, 24. No entanto, em Venâncio Aires, a vacinação segue, isso porque ainda são mais de 10 mil doses disponíveis para aplicação.

A enfermeira coordenadora do setor de imunizações, Janete Fernandes de Souza, comenta que infelizmente a procura ainda é baixa, principalmente dos grupos prioritários que já deveriam ter se vacinado. “Nossa expectativa ainda é sensibilizar pra vacinar especialmente os grupos prioritários, que pelas condições clínicas tem tendência a ter complicações com a gripe, podendo vir a internar e colapsar ainda mais o sistema de saúde.” Das 18.104 doses aplicadas no total, 12.937 foram em pessoas dos grupos prioritários.

Janete enfatiza que a vacinação ainda está disponível em todos os postos com salas de vacinação (veja o box) e para se vacinar é preciso apresentar carteira de vacinação, documento com foto e cartão do SUS.

  • 64% é a porcentagem de imunização dos grupos prioritários em Venâncio Aires. A intenção é chegar pelo meso nos 90%. Os idosos são o público com mais doses aplicadas, totalizando 74,8% de imunizados.

Locais e horários para vacinação

  • UBS Santa Tecla, UBS Cruzeiro e UBS Central: segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h
  • UBS Gressler: segunda, quarta e sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Terça e quinta, das 9h às 11h, 13h30min às 16h e das 17h às 19h
  • ESF Santa Tecla, ESF CAIC, ESF Coronel Brito, ESF Macedo, ESF Mariante, ESF Tabalar, ESF Gressler: segunda a quinta, das 9h às 11h e das 13h30min às 16h. Sexta-feira, das 9h às 11h
  • No interior: UBS Deodoro, UBS Santa Emília, UBS Tangerinas/Vila Arlindo, UBS Centro Linha Brasil e UBS Palanque. É aconselhável ligar antes, já que em algumas unidades do interior a vacinação será em dias específicos.

Público prioritário

• Crianças, idosos, profissionais da saúde, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias), trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, integrantes das Forças de Segurança e Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido