O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, de Mato leitão, agendou para este sábado, 15, a edição de número 12 da Cavalgada da Lua Cheia. O percurso, com 35 quilômetros, passará por localidades de Mato Leitão e Venâncio Aires.
A organização prevê a participação de pelo menos 20 cavaleiros e outras 20 pessoas na equipe de apoio. A comitiva sairá do Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio, na sede do CTG Querência da Mata, às 18h30min. Os cavaleiros passarão pelas localidades de São Pedro, Vila Santa Emília, 25 de Julho, São Miguel, Linha Duvidosa e Linha Santana, em Venâncio Aires.
A chegada na Associação Santo Antônio, de Linha Santana, está prevista para as 22h, local onde ocorrerá um jantar festivo. O retorno, com saída prevista para 1h do domingo, 16, passará pelas localidades de Vila Teresinha, Linha Arroio Bonito e Vila Santo Antônio, chegando novamente no Parque Municipal das Orquídeas.
O capataz de cavalgada do CTG, Eduardo Kessler, afirma que o evento tem o objetivo de unir os sócios em uma atividade diferenciada e de integração. “Todos que participam gostam, já que muitos não laçam, então é o meio de se enturmarem. O CTG é a união dos sócios, somos uma família”, considera.
As Cavalgadas da Lua Cheia são eventos tradicionais da entidade, que ocorrem anualmente, sempre no período do verão. No entanto, como as temperaturas são mais quentes na parte do dia, a atividade é feita à noite, com temperaturas mais amenas. Atualmente, o vice-capataz de cavalgadas é Paulo Lehmen. Liderando a patronagem está Sanir Inácio Freytag e, como vice-patrão, responde Leonardo Menezes. Participam do CTG cerca de 80 famílias e 20 sócios individuais.
- A 12ª Cavalgada da Lua Cheia também integra a programação de aniversário de 33 anos de emancipação de Mato Leitão.