Com chimarrão, gastronomia, apresentações culturais e celebração pelo aniversário de Venâncio Aires, a 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) encerrou neste domingo, 11, com clima de orgulho, gratidão e expectativa. Ao longo de nove dias, cerca de 110 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal do Chimarrão para conferir a intensa programação da festa, consolidando o evento como um dos maiores do interior do Rio Grande do Sul.
A tarde de domingo foi marcada pelo encerramento da festa, que contou com a presença de autoridades, comissão organizadora, rainha Marina Severo Jantsch e princesas Larissa Almeida Maciel e Ana Flávia Dornelles de Ávila e o público. “Estamos duplamente felizes de estar aqui neste momento. A primeira pelo Dia das Mães e pelo aniversário do município e, em especial, pela presença de todos vocês. É bonito ver famílias na festa e que torceram para que tudo desse certo. E, segundo, por este momento especial de realização da 17ª Fenachim. Muito obrigado a todos que estiveram conosco”, destacou o presidente da festa, Vilmar de Oliveira.
Junto com a cerimônia de encerramento, foi realizada a comemoração do 134º aniversário de Venâncio Aires, celebrado com um grande bolo no formato do numeral que resultou em mais de duas mil fatias, distribuídas gratuitamente à população. “É um dia especial para Venâncio Aires e para a Festa Nacional do Chimarrão, porque hoje comemoramos os 134 anos. Uma história de muita tradição, mas também de inovação, de desenvolvimento, de crescimento. E, quando se fala em desenvolvimento, é econômico, social, humano, e é isso que a gente busca cada dia melhorar a vida de cada um de vocês”, ressaltou o prefeito Jarbas da Rosa.
Um dos momentos mais marcantes do encerramento foi o anúncio feito por Jarbas da Rosa. Ele confirmou que, em 2026, a Fenachim celebrará seus 40 anos com uma edição especial. “Quero agradecer o trabalho incansável de cada membro da diretoria da AFenachim, em especial ao presidente Elmar Becker, coordenadores das comissões e aos voluntários. É isso que somos, um povo trabalhador, um povo que quer ajudar. Foi um ano difícil de 2024, mas hoje estamos aqui para celebrar a nossa Fenachim e o município de Venâncio Aires. E a gente fica feliz de encontrar cada um de vocês nestes nove dias de festa. E a próxima Fenachim, de 30 de abril até 10 de maio de 2026, vem aí. Será a Fenachim 40 anos”, revelou o prefeito.
Outro destaque da edição foi a tradição do chimarrão, símbolo da festa. Ao longo dos nove dias, muitas rodas de chimarrão se formaram nos pavilhões, nas praças de alimentação e nos espaços culturais. A Escola do Chimarrão consumiu 1,2 tonelada de erva-mate em 2022, e chegou a 1,8 tonelada esse ano, com a preparação de 9 mil chimarrões. Ao todo, foram 4 mil quilos de erva consumida e vendida pelas duas ervateiras locais, Elacy e Madrugada Alimentos.
A Fenachim também movimentou a economia regional, superando as expectativas da comissão organizadora. Além dos visitantes da região, turistas de diferentes cidades do estado prestigiaram a festa, atraídos por uma programação diversificada, que incluiu shows nacionais com Diego & Victor Hugo, Livinho e Raça Negra, além de eventos culturais, gastronômicos e esportivos.
Com o anúncio da Fenachim 40 anos em 2026, o sentimento é de orgulho. “Encerramos uma edição histórica, mas já começamos a construir outra ainda mais memorável. A Fenachim é o retrato da força de Venâncio Aires e da nossa paixão pela cultura gaúcha”, finalizou Jarbas da Rosa.