23ª Expoagro Afubra inicia nesta terça-feira, em Rio Pardo

-

A 23ª Expoagro Afubra, realizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), ocorre a partir desta terça-feira, 25, e se estende até sexta-feira, 28, no Parque de Exposições localizado em Rincão del Rey, em Rio Pardo. Com entrada gratuita, neste ano, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar tem como tema ‘SuperAção – a cada desafio, a cada dificuldade, uma nova história de superação’. Serão quatro dias de trocas de experiências, novas tecnologias e oportunidades de negócios. A programação no parque da Expoagro ocorre das 8h às 18h. Nesta terça-feira, 25, a solenidade de abertura está agendada para as 9h.

Como ocorre todos os anos, Venâncio Aires estará representado na feira com empresas e agroindústrias. Um dos pontos mais visitados pelo público é o Pavilhão da Agroindústria Familiar, onde a Capital do Chimarrão estará marcando presença com seis agroindústrias: Vegetais Sabores da Querência, Casa do Mel Schwendler, Bolachas da Tia Leci, Embutidos Coloniais Tangerinas, Cutelaria G’ Bohn e Viveiro Chácara das Orquídeas. Já entre os mais de 500 expositores, estarão as empresas venâncio-airenses Rovler Equipamentos, Venax, Wilpa Equipamentos para Silos, Multmec Manutenção Industrial e Di Campo.

O espaço do Pavilhão da Agroindústria Familiar tem 3.480 metros quadrados e receberá, neste ano, 216 empreendimentos agroindustriais gaúchos, oriundos de 89 municípios do Rio Grande do Sul. A infraestrutura é organizada pela Afubra, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SDR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) e Emater/RS-Ascar.

Conforme o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Dornelles, a expectativa para a 23ª edição é muito positiva, especialmente por coincidir com os 70 anos da Afubra. “Esperamos um grande público, mas o objetivo principal é realizar toda a programação proposta”, comenta. Dornelles destaca que o foco da edição deste ano é a superação das adversidades climáticas, além dos fóruns e seminários. “Nes terça-feira, primeiro dia da feira, ocorre o 5º Seminário de Conservação do Solo e Preservação das Águas na Agricultura Familiar, no auditório central da Expoagro”, observa. Esta programação ocorre hoje, das 14h às 16h30min.

O coordenador-geral também ressalta as mudanças realizadas na rede elétrica, devido ao aumento no número de expositores. Outro investimento foi no setor de animais, onde foram construídas dois novos pavilhões. “No ano passado, um forte temporal destruiu as instalações montadas e, por segurança, decidimos construir novas estruturas”, finaliza

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Expoagro 2025

Fórum de diversificação foca na resiliência climática

Um evento tradicional da programação da Expoagro Afubra está novamente garantido na programação da feira deste ano. O Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais ocorre nesta quarta-feira, 26, às 13h, no auditório central do Parque de Exposições. Em sua 15ª edição, a atividade é promovida pela Afubra e pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), e este ano conta com o apoio e participação especial da Emater/RS-Ascar. Diante das adversidades climáticas enfrentadas pelos agricultores do Sul do Brasil, o tema escolhido para nortear os debates em 2025 é ‘Resiliência Climática’.

De acordo com o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, “todos os problemas que assolam os produtores rurais, ultimamente, com ciclos de estiagem e cheias severas, causam prejuízos econômicos imensos e deterioração do solo, prejudicando sua estrutura e a continuidade da produção agrícola”. Nesse sentido, ele reforça que o fórum de diversificação vai “apresentar informações e tecnologias para auxiliar o meio rural, como estratégias para minimizar os efeitos da estiagem, o Programa Estadual de Irrigação com subvenção aos agricultores e a apresentação de uma história de sucesso sobre manejo e conservação do solo”.

Durante o Fórum de Diversificação de Culturas e Atividades Rurais, também haverá apresentação dos projetos eleitos na Consulta Popular 2025 nas áreas de conservação do solo e água e as estações meteorológicas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Para Petry, esse espaço de debate é imprescindível dentro da Expoagro Afubra e oferece anualmente temas importantes para o fortalecimento da agricultura familiar. “O fórum incentiva e traz novas oportunidades de culturas e atividades econômicas ao tabaco, mas ao mesmo tempo, também incrementa tecnologicamente e de forma infraestrutural as propriedades.”

(Fonte: AI Expoagro Afubra 2025)



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido