No último fim de semana, nos dias 25 e 26 de maio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Venâncio Aires (Semma), a ONG Amigo Bicho e demais voluntários promoveram uma Feira de Adoção dos animais resgatados da enchente e acolhidos no Pavilhão Agropecuário, no Parque Municipal do Chimarrão. Dos 76 pets resgatados, 28 foram adotados e agora têm um novo lar.
Paula Jaqueline Nunes, de 33 anos, moradora do bairro Battisti, levou o filho Lorenzo, de 5, para escolher um novo amigo. A mãe enfatiza que a ideia de adotar um cão foi do filho, que é autista. “Na verdade, foi meu filho que escolheu o ‘Pretinho’. Ele sempre teve medo de cachorro, mas a iniciativa partiu dele. Ele disse que realizou o sonho dele de adotar um cãozinho, e está muito feliz”, afirma a mãe.
De acordo com a assessora da Secretaria do Meio Ambiente, Alessandra Ludwig, os pets que não foram adotados seguirão no parque até encontrarem um novo lar. “Por enquanto, os manteremos lá pela estrutura que montamos, pela logística de deslocamento dos voluntários e também porque os animais já estão familiarizados com o ambiente. Isso também facilitará para as pessoas que ainda querem adotar”, salienta.
A secretária da Semma, Carin Gomes, também ressalta a continuidade do abrigo pois alguns tutores identificaram seus animais, mas ainda estão sem casa e não conseguem retirar os animais do local. “A equipe continuará cuidando dos cães resgatados para que os tutores possam se organizar e neste meio tempo também os que não tiveram tutores identificados, possam ser adotados.” Carin destaca a importância dos lares temporários, para reduzir a quantidade de animais no abrigo e conseguir levá-los para um ambiente melhor e mais tranquilo
Quem quiser adotar um pet pode se dirigir ao Pavilhão Agropecuário no Parque do Chimarrão, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, inclusive a equipe estará atendendo neste feriado e fim de semana. “Apesar de não ter a feira oficialmente, podem ir até o parque que a equipe fará os procedimentos de adoção normalmente”, afirma Carin. Os animais disponíveis para adoção estão todos identificados, microchipados e desverminados. “Eles já sofreram muito. Queremos garantir que os cães encontrem uma nova casa, com amor e segurança”, finaliza. Ainda são cerca de 40 cães entre adultos, filhotes e recém-nascidos que esperam ser adotados.
Fonte: AI Prefeitura