28º Encontro de Mulheres Rurais marca o dia 8 março em Venâncio Aires

-

Mesmo com o dia nublado e alguns momentos com chuva, o 28º Encontro Regional de Mulheres Rurais foi um sucesso. Mais de três mil pessoas de 16 municípios passaram pelo Ginásio Poliesportivo, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, nesta sexta-feira, 8. A organização do evento estava a cargo da Comissão Regional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Regional Sindical, em parceira com a Prefeitura de Venâncio Aires, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Sicredi, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

O início foi às 8h, com recepção e acolhida das caravanas e, após, abertura oficial. Pela manhã ocorreram o show sobre a valorização feminina, o Teatro Depois da Chuva e apresentações de talentos locais. A dança e o agito ficaram por conta da Banda Magia Musical. Durante o Dia da Mulher, não faltaram atrações no Parque do Chimarrão.

Segundo a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, integrante da Comissão de Mulheres Sindical e secretária da Comissão Regional de Mulheres Rurais, Rosenei Neumann, o evento superou as expectativas. “A chuva me deixou um pouco assustada, mas isso não impediu que as mulheres participassem. Na parte da tarde, circularam ainda mais pessoas, que vieram especialmente para nosso ‘bailinho’. O dia foi muito especial, ficamos muito felizes por ter sido um sucesso. Várias mãos fizeram para que fosse dar tudo certo e deu”, comentou.

A agricultora Márcia Regina Grunwald Baierle, moradora de Vila Arlindo, e expressou sua felicidade em festejar o Dia da Mulher com tantas outras mulheres que representam, como ela, a agricultura do município e da região. Ela faz parte do Clube de Mães Primavera, de Linha Hansel, que reuniu um grupo de mulheres para prestigiar o encontro.

“Foi o momento que tirei para comemorar o meu dia. É muito importante termos eventos como este, pois muitas vezes nós agricultoras não tiramos um momento para nos divertir. Participei das palestras e esqueci um pouco da minha rotina, que é tão corrida”, disse.

Márcia Regina Grunwald Baierle, moradora de Vila Arlindo, e expressou sua felicidade em festejar o Dia da Mulher com tantas outras mulheres que representam, como ela, a agricultura do município e da região

Quem também esteve prestigiando o encontro foi a vice-prefeita de Passo do Sobrado, Selina Fagundes da Rosa. “Nós, mulheres, podemos estar onde quisermos estar. O movimento e engajamento de montar a turma para vir para Venâncio Aires foi do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo do Sobrado e eu, inclusive, vim com elas. Sempre valorizei muito o trabalho das nossas mulheres e achei muito importante prestigiar um encontro tão significativo como este”, afirmou.

“É importante que as mulheres trabalhadoras rurais tirem um tempo de casa e da lavoura para se divertir. O Dia da Mulher no 28º Encontro Regional de Mulheres Rurais foi muito especial, marcado pela celebração da data, que é tão significativa. É muito bom estar reunida com as amigas e prestigiar tantas programações em comemorações no nosso dia”.


MÁRCIA REGINA GRUNWALD BAIERLE

Agroindústrias

• O Ginásio das Agroindústrias do Parque do Chimarrão também esteve movimentado na sexta-feira, 8. Os associados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires tiveram seus produtos expostos durante o dia. Além de artesanato, conservas, bolachas, flores, plantas e mudas, também houve a parceria de mais de 20 expositores externos, que tiveram seus produtos à disposição do público.

• Uma das expositoras presentes, Ledi Maggioni teve seus panificados e caseiros de bolachas e cucas para a venda nesta sexta-feira, 8. Ledi está na expectativa para a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que acontece em maio, quando ela também participará e prevê que a venda será tão boa quanto foi desta vez.

Expositores

• Artesanato: Cutelaria Bohn, Artesanato Iolanda, Defer Artesanatos, Artesanatos Edelvani e Terezinha Sausen Schuh.

• Agroindústria: Conservas Cecília, Bolachas Tia Leci, Casa do Mel Schwendler e Panificados Caseiros Ledi Maggioni.

• Flores, plantas e mudas: Rosas do Deserto, Viveiro Chácara Recanto das Orquídeas e Cantinho Verde Colorido.



Júlia Brandenburg

Júlia Brandenburg

Acadêmica do curso de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido