A música e a dança estarão em destaque na próxima semana na Capital do Chimarrão com o 2º Venâncio em Dança. O evento ocorre na quarta-feira, 20, feriado da Consciência Negra, a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão, durante o 5º Festival de Balonismo. As atividades de organização já ocorrem desde segunda-feira, 18, com montagem dos equipamentos, mesa de jurados e toda estrutura. Na terça-feira, 19, ocorre o ensaio geral e a passagem de som entre os inscritos.
Na quarta-feira, 20, a abertura do evento contará com homenagem ao Dia da Consciência Negra, com apresentações de Karina Landim, Jaqueline Gonçalves e Lucas Brown. Autoridades e patrocinadores também estarão presentes. As inscrições já foram encerradas e há uma mobilização de 85 artistas de Venâncio Aires e região para participação no evento. Serão diversas categorias, como balé (clássico, contemporâneo, clássico repertório e lírico), jazz, danças urbanas (funk, locking, popping, breaking, hip hop freestyle, house dance e krump), contemporâneas, folclóricas, dança de salão, dança do ventre, danças africanas, dança gaúcha, samba e estilo livre.
A presidente da Associação Cultural de Arte e Dança Venâncio Aires, Melina Ellwanger, destaca que na primeira edição do evento, em 2023, foram 98 participantes. No entanto, como foi a retomada após 20 anos sem um evento de festival de dança, não houve premiações. “Já ficamos orgulhosos, mas com o recurso que temos neste ano, haverá quatro jurados qualificados nos estilos de dança e as premiações”, reforça. Serão agraciados os três primeiros colocados de cada categoria. “Todos acabam trazendo suas famílias e, assim, além da cultura, também é estimulado o turismo e a apreciação do município. A associação sempre desejou colocar Venâncio Aires no mapa cultural dos festivais de dança e, com essa segunda edição, temos certeza de estar no caminho certo”, completa Melina.
A realização do evento é da Associação Cultural de Arte e Dança Venâncio Aires, com patrocínio do Banrisul, através da Edição Cultural Reconstruir RS, jornal Folha do Mate e Rádio Terra FM. A programação conta com emenda impositiva de R$ 60 mil pelo de termo de fomento número 2.152/2024, do vereador Benildo Soares (Republicanos). O apoio é da Prefeitura de Venâncio Aires, Banzai Propaganda e 5º Festival de Balonismo.