Neste sábado, 23, ocorreu mais um mutirão de vacinação no Centro de Venâncio Aires. A ação imunizou as pessoas contra a influenza (gripe) e também a Covid-19. Nesta manhã foram aplicadas 415 doses de vacina.
Segundo o coordenador das unidades de saúde do município, Alan Flores da Rosa, ainda não foi divulgada uma nova parcial com o percentual de vacinados contra a gripe em Venâncio, porém a procura ainda é baixa. “Quem é dos grupos prioritários deve aproveitar. Já tem pessoas que ainda não podem se vacinar nos procurando.”
Veja os números completos
- Influenza idosos mais de 60 anos= 260 doses
- Influenza profissionais de saúde= 24 doses
- Covid-19= 74 doses
- Covid-19 domiciliar= 14 doses
- Influenza domiciliar= 30 doses
- Crianças Covid-19= 13 doses
A técnica de enfermagem que atua no setor de imunizações, Cristiane Ferreira, reforça que as pessoas devem se vacinar o quanto antes, tanto par a gripe como contra Covid-19. “Com o frio, vem os sintomas gripais e que podem gerar complicações e superlotações nos atendimentos de saúde.”
No dia 3 de junho – caso não seja prorrogada -, a campanha contra gripe encerra e a partir dali o público em geral também poderá se vacinar.
Proteção garantida
Na manhã deste sábado, 23, a procura pelas vacinas foi relevante no Centro da Capital do Chimarrão. Uma das imunizadas contra a gripe foi a aposentada Maria Helena dos Santos, 72 anos. Ela afirma fazer a vacina todos os anos e desde então nunca mais pegou aqueles ‘gripões de derrubar’. “Que todos entendam a importância dessa vacina, não percam tempo”, destaca.
A imunização também foi grande contra a Covid-19. A Cristina Freitas da Rosa, 25 anos, foi uma das pessoas que recebeu a terceira dose contra o vírus. A safrista disse que a oportunidade de se vacinar no sábado pela manhã a ajuda, já que mora em Linha Chafariz, no interior de Venâncio Aires. “Mesmo com o frio, valeu a pena esta ação, caiu como uma luva para mim”, brinca. Cristina agora está com o esquema vacinal completo e incentiva que todos procurem fazer o mesmo. “Se hoje em dia já podemos ficar sem as máscaras é devido a alta adesão à vacinação. Penso em quantos morreram e que não tiveram esta chance.”
Prevenção dupla
Melhor prevenir do que remediar. Esse ditado faz muito sentido para a Albertina Graeff Ferreira, de 92 anos, que se vacinou duplamente: contra a Covid-19 e a gripe. A aposentada veio acompanhada da filha Ercy Gressler, 75 anos, para participar do mutirão.
Dona Albertina tem a rotina de fazer a vacina da gripe todos os anos e nesta manhã também aproveitou a fez a segunda dose de reforço (quarta dose) contra a Covid-19.
Na segunda crianças poderão se vacinar
Na próxima segunda-feira, 25, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos poderão se vacinar contra a gripe e o sarampo.
LEIA MAIS: