(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Com o tema ‘Reconstruir e Cuidar da Casa Comum, com Fé, Esperança e Solidariedade’, a 47ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul se aproxima. Será no dia 4 de março, feriado de Carnaval. Este ano, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, será a sede do evento, que vai reunir romeiros de todo o estado. A expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas participem da programação.

A romaria, que congrega espiritualidade e forte presença de reflexão social, será realizada às margens do rio Taquari, em um dos municípios mais atingidos pela tragédia das enchentes de maio de 2024. O objetivo é fortalecer a fé e a esperança junto com os voluntários, grupos e organizações que atuaram solidariamente e com as pessoas, famílias e comunidades que continuam sofrendo com as consequências da catástrofe climática.

Nos locais por onde os romeiros passarem haverá cenários relacionados às memórias das enchentes e com grande representação também da solidariedade, das doações e dos voluntários que atuaram naquele período – com representação dos abrigos, da cozinha solidária e também das lavouras, casas, escolas e outros espaços destruídos.

(Fonte: AI Diocese de Santa Cruz do Sul)

Programação

• A programação prevê a acolhida às 7h, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, na entrada da cidade. Às 8h30mim ocorre a abertura oficial e, às 9h, inicia a caminhada, percorrendo um trajeto de 2,5 quilômetros, em direção bairro Navegantes, passando por ruas próximas do rio Taquari e, após, pela Rua Coberta, até chegar na Praça Flores da Cunha. No local, por volta das 10h30min, será realizada uma celebração e outras atividades. Ao meio-dia será o momento da partilha dos alimentos e visitas às tendas. O encerramento das atividades está previsto para as 15h30min, com bênção de envio. Haverá serviço de alimentação