Por Niccolas Paganini
Investir na experiência do usuário, inclusive, com um bom ambiente de hospedagem, bem como cuidar do relacionamento pós-venda são essenciais para aumentar as vendas online.
A evolução digital mudou a forma de consumo e as marcas, obviamente, precisaram se adaptar. Uma dessas transformações diz respeito à compra de produtos e serviços pela internet. Mas, se ainda assim, seu e-commerce ainda precisa de um empurrãozinho, veja aqui o que você pode fazer para aumentar as vendas online.
Em primeiro lugar, é necessário se posicionar bem no ambiente digital. Caso contrário, você fica ali, entre as páginas menos ranqueadas. Ou os produtos menos visualizados. Como resultado, o faturamento diminui.
Isso inclui investir em um site responsivo, redes sociais, parcerias com a comunidade e, claro, entender quem é seu público alvo. Aliás, entender as demandas e necessidades do cliente em potencial é fundamental para aumentar suas vendas online.
Estratégias simples para aumentar suas vendas online
1 – Boa hospedagem para aumentar as vendas online
Primeiramente, você precisa de uma hospedagem na web amigável para executar sua loja de comércio eletrônico para ter um site funcionando bem. Além do layout, o portal precisa garantir navegabilidade tanto na versão desktop quanto para celular.
Afinal, poucas coisas são tão chatas quando tentar visualizar o produto de uma loja e as imagens, sequer, carregarem! Mais ainda, tentar comprar e cada aba demorar uma eternidade para carregar.
Para facilitar a experiência do usuário, deixe o visual do site mais bonito, garanta rapidez de navegação e evite o excesso de pop-ups.
2 – Invista no marketing digital
Não tem jeito, o marketing digital é uma das principais ferramentas para aumentar as vendas online. Crie conteúdos relevantes para postagens no seu site, em formato de blog, gerando autoridade e credibilidade da sua marca na área em que atua.
Ademais, garanta a presença da sua empresa nas redes sociais, uma das principais vias de acesso por quem compra online. Lembre-se de considerar o perfil de usuário em cada rede, demandando estratégias diferenciadas.
Mas, seja qual for a mídia, transmita o valor da marca por conteúdos de qualidade, soluções para as demandas e dores do cliente, entre outras estratégias.
3 – Conheça o seu público-alvo
Esta dica, a propósito, deve ser a primeira a considerar quando se fala em aumentar as vendas online. Inicialmente, a pessoa empreendedora deve saber para quem vende, como esse grupo vive, quais seus anseios e necessidades. Enfim, qual é a persona do seu serviço ou produto.
A propósito, conhecer sua persona, mais do que hobbies, gostos pessoais e objetivos, inclui saber por onde ela transita. Caso contrário, acaba vendendo um produto que não lhe interessa. Quer um exemplo?
Você acha que consegue vender produtos de atacado para quem gosta de itens de alta exclusividade, como bolsas de marcas francesas? Da mesma forma, investir em relógios de luxo para quem busca promoções em lojas bairristas?
Isso ajuda a definir estratégias mais certeiras, tanto de marketing quanto de vendas, facilitando a fidelização do cliente.
4 – Cumpra o prometido
Para aumentar suas vendas online, coloque-se no lugar do cliente. Imagine-se recebendo um produto totalmente diferente daquilo que foi divulgado. Ou, contratar um serviço e não receber por ele!
Deste modo, é fundamental cumprir a promessa do que vende, inclusive no que diz respeito aos prazos de entrega e formas de pagamento. Por isso, busque ser realista para não dar passos maiores do que suas pernas podem alcançar.
5 – Cuide do pós-venda
Acha que o relacionamento com o cliente termina com a compra? Nada disso! Outra forma pouco lembrada de aumentar as vendas online é cuidar do pós-venda. Mas, o que isso significa, exatamente?
Colocar um canal ou equipe à disposição para feedbacks, bem como manter contato com o cliente para acompanhar o uso do produto ou serviço. Isso fortalece o relacionamento e, consequentemente, estimula a pessoa a fazer novos negócios com você.
Para aumentar as vendas online, como vimos, precisamos aplicar estratégias que, a propósito, são muito simples, porém voltadas para a experiência do usuário. Site responsivo, atendimento de excelência e relacionamento com o cliente são pontos-chave para fazer da sua marca top of mind no público alvo.