O pavilhão permanecerá aberto ao público durante todos os dias do evento, com entrada gratuita (Foto: Júlia Brandenburg)
O pavilhão permanecerá aberto ao público durante todos os dias do evento, com entrada gratuita (Foto: Júlia Brandenburg)

Foi realizada, na tarde desta sexta-feira, 2, no segundo dia da 17ª edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), a abertura oficial do Pavilhão Agropecuário Leci Siebeneichler. O espaço reúne expositores de Venâncio Aires e região, com uma variedade de produtos coloniais.

Neste ano, o responsável pela organização do pavilhão é o chefe do escritório local da Emater-RS/Ascar, Vicente Fin. Segundo ele, o espaço conta com a participação de agroindústrias de diferentes segmentos, além de floriculturas, artesanato e sementes crioulas. Entre os produtos que podem ser encontrados estão sucos, bolachas, embutidos, massas caseiras, pastéis, mel, melado, cachaça, queijo, doce de leite e panificados. O pavilhão permanecerá aberto ao público durante todos os dias do evento.

Além da Emater, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) são organizadores do espaço e contam com uma área para receber os visitantes no Pavilhão Agropecuário. Um dos destaques do local é o painel montado para fotos em frente ao pavilhão, com ornamentação especial que valoriza a agricultura familiar.

A cerimônia de abertura contou com a presença do trio de soberanas da Festa do Chimarrão, a rainha Marina Severo Jantsch e as princesas Larissa Maciel e Ana Flávia Dornelles, além de representantes da organização da festa, autoridades municipais e estaduais e lideranças rurais. O coordenador Vicente Fin destacou a organização do espaço, ressaltando as melhorias realizadas para a Fenachim. “O Pavilhão está bonito e traz um aspecto de bem-estar para quem vem comprar os produtos da agricultura familiar. Isso vai empoderando o agricultor, fazendo com que ele se sinta bem neste espaço, assim como os consumidores que vêm adquirir os produtos”, comenta.

Também esteve presente o prefeito Jarbas da Rosa, que falou sobre a importância da agricultura familiar para o município. “A agricultura familiar representa 30% da economia de Venâncio Aires, e isso mostra a união das entidades, das secretarias e do poder público municipal”, afirma.


Júlia Brandenburg

Repórter

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos

Com foco na agricultura e no interior, também atua em pautas gerais, sempre com um olhar atento para a apuração dos fatos