CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
Na próxima segunda-feira, 29, é comemorado o Dia Internacional da Dança, uma data criada pelo Conselho Internacional de Dança (CID) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em Venâncio Aires, está uma das três escolas de dança do Rio Grande do Sul que integram o CID: a Escola de Balé Pontinha dos Pés.
De acordo com a proprietária, Melina Ellwanger, entre os benefícios da dança estão a socialização e os vínculos que os momentos proporcionam, principalmente com a família. Ela enfatiza que na escola, há um espaço pensado especialmente para isso, onde os pais conseguem acompanhar o desenvolvimento e o progresso psicomotor e de coordenação dos filhos. Através de uma televisão, os responsáveis assistem a toda a aula. Em datas específicas, como Dia das Mães e Dia dos Pais, são convidados a também participar das aulas.
Melina reforça que busca levar, através da dança, a oportunidade de as crianças desenvolverem a consciência corporal e trabalharem a desinibição nas apresentações. Anualmente, a escola realiza o Recital de Balé, neste ano na 11ª edição, sempre com uma temática e fantasias específicas.
Para este ano a escola também organiza um evento especial, a primeira formatura de oito anos de experiência na dança. Mais de cinco alunas serão condecoradas com o feito. As crianças que completarem seis anos na escola recebem troféus durante o recital anual. Segundo Melina, são maneiras de incentivar a continuidade na dança.
Escola
A Pontinha dos Pés foi fundada em 2013 e atualmente conta com três pessoas na equipe, a proprietária e professora Melina Ellwalger, a professora Isadora Ortiz Barden e a secretária Gabriela Kessler da Costa. Melina tem experiência de 25 anos no mundo da dança, com graduação em Educação Física e pós-graduação em Biodança e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia.
A escola oferece aulas de balé clássico, balé contemporâneo, biodança e jazz, sempre a depender do fechamento de turmas. Nas aulas, Melina explica que são introduzidos métodos conforme a necessidade de cada criança, por exemplo, alunos autistas recebem atenção diferenciada, e toda a turma é adaptada para a inclusão da criança, com materiais lúdicos e interação. A escola também disponibiliza uma aula experimental.
A Pontinha dos Pés está localizada na rua Sete de Setembro, 899, no Centro de Venâncio Aires. O empreendimento conta com loja própria com todas as roupas e acessórios para balé. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h30min. Nas redes sociais, a escola pode ser encontrada pelo Facebook (Pontinha dos Pés) e Instagram (@pontinhadospesbale), onde também estão divulgados os contatos diretos de telefone.
“Dança é vida, movimento, é um antidepressivo poderoso e importante para a saúde mental e corporal. A escola está de portas abertas para todos para que cada criança realize o sonho de dançar.”
MELINA ELLWANGER
Proprietária e professora na Pontinha dos Pés
Saiba mais
- A Associação Cultural de Arte e Dança Venâncio Aires é vinculada à Escola Pontinha dos Pés, com alunos que realizam aulas gratuitas no local e projetos de arte no geral. O objetivo da entidade é ampliar o conhecimento sobre a dança e potencializar e profissionalizar mais talentos locais. A associação ainda recebe novas inscrições e a aulas iniciam em breve. No Instagram a associação é encontrada através do perfil @culturava.
- Recentemente, Melina foi convidada pelo CID para representar o Brasil e o Rio Grande do Sul no Festival Mundial de Dança, que ocorre entre os dias 22 e 24 de julho, em Atenas, na Grécia. Ela está em busca de parceiros para viabilizar a viagem.
- 110 – é o número de alunos de 2 a 17 anos matriculados na Escola Pontinha dos Pés, junto com convênios com escolas da rede privada de educação. Dois são meninos que possuem bolsa de estudos 100% oferecidas pela escola.