Entre os visitantes da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), durante o primeiro dia de programação, nesta quinta-feira, 1º, esteve Delson Peiter, 71 anos, que chamou a atenção do público com uma cuia diferente, com destaque para o tamanho, que vai além das cuias tradicionais. Ele conta que encontrou a cuia durante um dos trajetos que fez, entre Venâncio Aires e Porto Alegre, em um posto de combustíveis, e decidiu comparar a cuia de quase meio metro. Agora usufrui dela justamente na festa do chimarrão.
Peiter destaca que a paixão pela bebida símbolo do Estado vem desde guri, e que foi incentivado pelos pais. Ele é natural de Linha Saraiva, mas por mais de 30 anos residiu na Capital devido à carreira militar. Agora, há 10 anos, voltou a morar na Capital do Chimarrão. “O chimarrão é meu companheiro desde guri e gosto de usar a pilcha porque incrementa melhor e representa o nosso estado.”
Além da visita na Fenachim, Peiter aproveitou o momento da abertura da festa e da vinda do governador do Estado, Eduardo Leite, para garantir a foto com a autoridade estadual, que se impressionou com a cuia de chimarrão. “Já vim diversas vezes para a Fenachim, é uma festa fantástica, representa todos os gaúchos. Sugiro que as pessoas não percam tempo e venham, vale a pena, é um show”, completa.
- A Fenachim ocorre de até o dia 4 e de 7 a 11 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão.