Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 7, em Rio Pardo, o lançamento oficial da 23ª edição da Expoagro Afubra, que será realizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) nos dias 25, 26, 27 e 28 deste mês, com entrada gratuita, no Parque de Exposições localizado em Rincão Del Rey.
Durante a solenidade, conduzida no Espaço de Inovação do Agro, estiveram presentes autoridades políticas e lideranças de 180 municípios gaúchos. Além disso, um dos destaques da programação foi um painel que resgatou a história dos 70 anos da Afubra, que serão completados no dia 21.

Com foco na superação, o presidente da Afubra, Marcilio Drescher, destacou a persistência dos agricultores diante dos desafios climáticos, como enchentes, cheias, calor intenso e estiagens. “A Expoagro, com esse foco na superação, busca trazer ânimo aos produtores para uma nova safra. Este ano, já enfrentamos um verão intenso, que provocou secas em várias regiões e estiagens momentâneas em outras, afetando algumas culturas. Esta edição é especial justamente por ocorrer após uma trágica enchente que causou grandes impactos. No entanto, podemos dizer que muitos produtores de tabaco não foram tão drasticamente atingidos quanto os de outras culturas, como a de grãos”, comentou.
Segundo Drescher, o público presente na 23ª Expoagro, terá acesso a orientações sobre novas tecnologias e explicações técnicas que auxiliarão no trabalho da lavoura, além de ajudar no enfrentamento das adversidades climáticas. “Ampliamos a feira para quatro dias exatamente devido à grande demanda e à oportunidade de oferecer esse espaço organizado por mais um dia. O público tem crescido, mas sempre prezamos pela qualidade da feira, não apenas pelos números. É essencial ter atrativos e momentos que façam com que quem já participou uma vez tenha vontade de voltar, conhecer e aprender coisas novas para levar para sua propriedade”, afirmou.
O coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Dornelles, destacou a ampliação dos estandes e a construção de dois pavilhões, considerando o aumento no número de expositores no setor de animais. Além disso, melhorias foram realizadas na rede elétrica para atender bem tanto o público quanto os animais expostos. Dorneles também comentou sobre o crescimento da feira ao longo dos anos, lembrando que, em 2001, quando foi realizada a primeira edição, o evento tinha uma estrutura semelhante a um Dia de Campo. “Teremos mais de 500 expositores no total. Vamos comemorar os 70 anos da Afubra com uma grande festa”, ressaltou.