A enchente que assolou Venâncio Aires na última terça-feira, 30, também prejudicou o andamento das aulas e da rotina de escolas. Localizadas no bairro União, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Frederico Reinaldo Closs e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer foram as mais afetadas.
A diretora da Escola Odila, Márcia Hinterholz Hickmann, afirma que a situação é lamentável. O primeiro pavimento do educandário ficou praticamente tomado pela água. Ela comenta que ainda não se tem a perspectiva de ter acesso à escola e não mensura todos os prejuízos. Entretanto, já prevê perdas de documentações, aparelhos eletrônicos, instrumentos da banda e alimentos.
“No fim da tarde da terça tivemos acesso a imagens que mostram a escola abaixo da água, batendo próximo ao telhado. São perdas grandes, materiais, mas temos que agradecer que tudo pode se recuperado. A situação é caótica, não imaginávamos que chegaria neste ponto”, relata. De acordo com ela, em cheias anteriores, o máximo de água que havia entrado no educandário foram 30 centímetros, o que foi superado agora.
Educação Infantil
A diretoria da Emei Closs, Anelise Böhm, ressalta que neste momento está arrasada e não tem como falar sobre o cenário da escola, que atende desde bebês até crianças de seis anos. “O choro é constante. Perdemos tudo. Todas as funcionárias estão abaladas, todos inconformados com essa enchente. Agora é darmos as mãos e arrumar, reconstruir a escola e ajudar as demais pessoas”, desabafa.
O secretário de Educação de Venâncio Aires, Émerson Eloi Henrique, observa que a Emei Closs sofre há anos com as enchentes e uma solução vem sendo estudada pela Administração Municipal. O projeto para construção de uma nova escola está cadastrado no Governo Federal. Um terreno já foi adquirido no bairro São Francisco Xavier para construção de um novo prédio para a Emei.

“É um momento triste, o bairro todo foi atingido. Precisamos unir forças para recuperar e manter de novo nosso educandário bonito, aberto e acolhedor.”
MÁRCIA HINTERHOLZ HICKMANN
Diretora da Emef Odila Rosa Scherer
Aulas suspensas
As aulas de todas as escolas municipais de Venâncio Aires – de Ensino Fundamental e Educação Infantil – estão canceladas pelo menos até o fim desta semana, por conta dos danos causados pela enchente. Em um primeiro momento, as Emeis atuariam em regime de plantão, mas na tarde de ontem a orientação foi alterada em virtude da impossibilidade do reestabelecimento de energia elétrica e água.
Além disso, a decisão leva em consideração professores e demais profissionais das instituições de ensino que tiveram as residências atingidas pela cheia. As Emeis Frederico Closs, Arco-Íris e Vó Helma necessitam de reparos.
Conforme o secretário de Educação de Venâncio Aires, Émerson Eloi Henrique, somente quando a água baixar e for possível acessar as escolas, será possível ter ideia da dimensão do estrago em cada local. “Temos o fim de semana para reavaliar a situação e comunicar as famílias.”
REDE ESTADUAL
O Governo do Estado anunciou, no início da noite de ontem, a suspensão das aulas em todas as escolas estaduais do Rio Grande do Sul, nesta quinta e sexta-feira.
PRIVADAS
Nos Colégios Bom Jesus e Oliveira, as aulas de hoje foram suspensas e a realização das atividades na sexta-feira serão avaliadas. Já o Colégio Gaspar Silveira Martins decidiu cancelar as aulas de quinta e sexta-feira por segurança, por conta da previsão de muita chuva, estradas interditadas, queda de barreiras e a falta de água.
APAE
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venâncio Aires também não terá atendimento hoje e amanhã. Os cancelamentos valem para aulas, atendimentos clínicos e dos grupos de convivência. A direção informa que a instituição estará aberta e atenta aos canais de comunicação para todas as famílias que necessitarem, mas reforça o pedido para que elas permaneçam seguras e evitem deslocamentos.
Universidades
- A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) cancelou as atividades acadêmicas presenciais da graduação de hoje e amanhã. As atividades devem acontecer de forma síncrona e remota em todos os campi.
- Na Universidade do Vale do Taquari (Univates), as atividades acadêmicas dos cursos presenciais de graduação, cursos técnicos e de pós-graduação de hoje foram canceladas e serão virtualizadas na sexta e no sábado, 4.