Um bloco valorizado em Vila Deodoro e conhecido em Venâncio Aires, o grupo infantil Os Fofinhos promove o Carnaval na localidade. Neste domingo, 8, o bloco realiza o bailinho infantil na Associação Esportiva e Recreativa Deodoro (Aerd), o último no cronograma de eventos do Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires, que completa 40 anos de história em 2025.
Desde 2018, a coordenação do bloquinho é de responsabilidade de Adriana Appelt, 38, Évelin Pacheco, 26, e Kamile Schubert, 22. O bloquinho conta com a ajuda da diretoria da Aerd e também do clube de mães da localidade, que segundo as coordenadoras, não medem esforços para auxiliar no que for necessário.
Durante o ano, são realizadas galinhadas para arrecadação de valores para a festa seguinte e outras despesas. “O bloco é muito valorizado pela comunidade. Sempre que se fala no Carnaval em Deodoro, o ginásio abre as portas para os festejos e as comunidades nos abraçam”, afirma Kamile, que além de coordenadora é também a atual primeira princesa do Carnaval Adulto do Interior. Atualmente, o bloco é formado por moradores de Vila Deodoro, bairros da área urbana do município, localidades vizinhas e até de outros municípios, como Boqueirão do Leão e Mato Leitão.
Segundo Adriana, a participação da comunidade é ativa, vivendo cada momento em conjunto, como os preparos das galinhadas, a comercialização de cartões e a divulgação dos eventos. O comércio da localidade também integra o ‘time’ que auxilia a manter o bloco ativo e, de alguma forma, marca presença no evento, seja fornecendo produtos como bebidas e alimentos, ou então com a doação de prêmios para ação entre amigos e venda das cartelas.
Kamile conta que faz parte do bloco desde a infância, já que é natural e reside em Vila Deodoro. Já foi princesa da corte do Carnaval Infantil, em 2015, representando Os Fofinhos, e hoje é uma das responsáveis pela organização e por manter o bloco ativo. “Nestas décadas acompanhando Os Fofinhos, vejo como muitas coisas foram evoluindo. Peguei a época onde cada bloco se organizava com transporte próprio, em caminhão ou micro-ônibus, e hoje realizamos parcerias para dividir o ônibus”, diz ela, que atua como auxiliar administrativa.
Outra evolução constatada por Kamile são as fantasias com a marca registrada do Carnaval do Interior: o brilho. O tema das fantasias é escolhido em comum acordo pela candidata e coordenação. Esse processo ocorre ainda no período de inverno, quando são idealizados modelos e, depois, a candidata escolhe qual mais gostou. Após, fica a cargo da costureira Luiza Hickmann a produção das fantasias. Além disso, também são confeccionadas as camisetas.
“Vejo o Carnaval Infantil como uma fase muito positiva no desenvolvimento da criança. É perceptível o quanto elas evoluem e desenvolvem diferentes habilidades com esse contato de integração. Deixam a vergonha de lado, fazem novas amizades e se divertem. Ver isso é uma grande recompensa pelo esforço e dedicação para que essa tradição permaneça viva.”
KAMILE SCHUBERT
Coordenadora do bloco Os Fofinhos
Conexão entre famílias
Também coordenadora, Adriana tem ligação com o bloco há anos, já que a filha, Larissa, participa desde 2017. “Desde a primeira festinha, criamos uma conexão com o bloco”, comenta. Ela afirma que, quando se tornou coordenadora, convidou muitos integrantes da região que ainda não conheciam o Carnaval Infantil. Incentivou as crianças a irem nas festinhas e, muitas vezes, quando os pais não podem ir, se dispõe a levar as crianças. “Vamos de ônibus nos divertindo antes mesmo de chegar nas festas. Levo glitter junto e, pelo caminho, vou alegrando as crianças e distribuindo brilho entre elas. Os mais pequenos entram no ônibus e já querem sentar comigo, apontam para a minha sacola perguntando se eu não esqueci do brilho”, relata.
Adriana, que é agricultora, ressalta o amor que tem pelo Carnaval Infantil. “isso já vem de 30 anos atrás, pois também já participei de um bloco quando era criança, chamado Pintando o Sete, de Linha Cipó”, ressalta. Ela ainda observa o quanto o Carnaval deste ano foi especial, devido aos 40 anos comemorados e também pela filha Larissa ter sido eleita a rainha da corte infantil representando o bloco.
Na história do bloco Os Fofinhos já foram eleitas seis rainhas e 13 princesas, e foi em 2008 que a participação de Évelin iniciou, quando foi candidata do grupo. Ao longo dos anos, se envolveu cada vez mais. Na adolescência, auxiliou em ensaios de candidatas e, hoje, faz parte do trio de coordenadoras. A filha, Sophia, de 8 anos, participa desde bebê e também segue a tradição, assim como a mãe de Évelin, Rosecler, que também já foi coordenadora. “Esse ciclo familiar reforça o quanto o bloco é especial, com a participação sendo passada de geração em geração”, menciona Évelin. Ela percebe o papel fundamental do bloquinho na localidade e comunidades vizinhas. “Promove uma integração grandiosa entre as famílias e mantém viva a essência do Carnaval Infantil. Mais do que um bloco, Os Fofinhos representa tradição, união e alegria, fortalecendo laços e levando a magia do Carnaval a novas gerações”, orgulha-se.
As famílias dos integrantes do bloco são importantes para que todo o movimento aconteça. Participam das festas, se divertem com as crianças e também com os adultos, sendo exemplos de importância da integração e amizade. Em todos os anos, os integrantes vivem juntos novas experiências e histórias, em que cada baile deixa marcas positivas. E, para o futuro, de acordo com Kamile, os planos são de manter o bloco ativo, já que é um símbolo importante para a comunidade, que carrega histórias, conquistas e vivências. “Por mais que o bloco seja de Carnaval Infantil, os adolescentes e adultos também participam das festividades, e isso torna as festas ainda mais divertidas”, conclui.
Bloco tradicional no Carnaval do Interior
Fundado na década de 1980, o bloco Os Fofinhos é uma marca registrada no Carnaval Infantil de Venâncio Aires. Foi criado por Ilone Roshler, com auxílio do clube de mães local, e após seu falecimento, o compromisso de seguir com o bloco foi assumido por Clara Becker, falecida em abri de 2023, aos 84 anos.
Clara foi uma das pioneiras do Carnaval Infantil do Interior e fez parte da organização inicial da Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva). “Ela mesma que confeccionava as fantasias dos integrantes do bloco, e fazia com muito gosto. Inclusive, o paetê colado estava sempre presente nas produções da Clara”, afirma Kamile. Uma curiosidade relatada pelas coordenadoras é que o DJ Josué Stein, da Áudio Vip, que anima as festas do Carnaval Infantil, inclusive a do bloco Os Fofinhos, é neto da fundadora Clara.
Conforme os relatos de pessoas da comunidade que foram integrantes do bloco, na década de 1970 os festejos de Carnaval Infantil já aconteciam em Vila Deodoro, quando o bloco era denominado Malandrinhos, e a sede era no antigo salão da comunidade, em frente à Igreja Católica São José, hoje já desativado. Em anos anteriores a 1988, as festas aconteceram no Salão Schulz e, a partir desse ano, passaram a ser realizadas na Aerd.
Ficha técnica
- Bloco: Os Fofinhos
- Fundação: Década de 1980
- Participação: 46 integrantes
- Faixa etária: Sem especificações de idade
- Cores: Sem cor específica, nos últimos anos os tons de vermelho predominaram
- Fundadoras: Ilone Roshler e Clara Becker
- Local: Associação Esportiva e Recreativa Deodoro (Aerd), de Vila Deodoro
- Coordenadoras: Adriana Regina Appelt, Évelin Pacheco e Kamile Daiana Schubert
40 anos
- Em 2025, o Carnaval Infantil do Interior de Venâncio Aires completa 40 anos de história. Neste ano, foi eleita a 40ª corte, sempre formada por meninas de 8 a 12 anos. A exceção foi o ano de 2021, sem a realização de evento e escolha de corte em virtude da pandemia de Covid-19.
- A Associação Carnavalesca do Interior de Venâncio Aires (Aciva), informalmente, existe desde 1985, mas foi fundada oficialmente dia 10 de novembro de 2013. No entanto, alguns blocos e bloquinhos de Carnaval iniciaram suas histórias em anos anteriores a 1985.
- Este foi o último bloco a ter a história contada na Folha do Mate, nesta série especial. Reveja todas as publicações no site folhadomate.com.