Na tarde de hoje, ocorreu a abertura da Semana da Pátria de Venâncio Aires. Na ocasião, autoridades, secretários, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, Colégio Oliveira Castilhos e Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Cidade Nova e comunidade em geral, participaram do ato.
O ponto alto da abertura foi acendimento da pira com uma centelha do Fogo Simbólico, que, desde a chegada no município no dia 15 de agosto, estava aos cuidados dos profissionais do quartel do Corpo de Bombeiros. O prefeito Jarbas da Rosa recebeu o artefato do tenente Luciano Moraes e fez o acendimento.
Durante a abertura, o chefe do executivo destacou a importância da educação na vida da sociedade. “A educação faz a independência na vida das pessoas. Ela deve ser tratada com responsabilidade. É necessário que todos façamos uma reflexão sobre o que deve avançar no ramo educacional”, salientou. Nesse sentido, ele afirma que por meio da educação pode-se deixar um país mais independente para toda população.
Já o secretário de educação, Emerson Elói Henrique, enfatizou que o futuro da nação são as crianças e os jovens, e que a maior independência que a sociedade pode ter é não alimentar sentimentos ruins. Além disso, ele explica que a homenagem à educação e aos professores neste ano, foi uma decisão da comissão da Semana da Pátria. “A pandemia do coronavírus foi um período que exigiu uma reinvenção dos professores. Como alfabetizar? Como transferir conhecimento em um momento tão delicado? A tecnologia facilitou o processo, mas para isso, os docentes tiveram de se adaptar”, considera. Ainda, o secretário afirma que essa não é uma homenagem da comissão, mas de toda a sociedade.
Os alunos da Emef Odila Rosa Scherer, para homenagear os professores, cantaram a música ‘Valeu, amigo’. Já a banda da escola Cidade Nova fez uma breve apresentação ao público.
A programação da Semana da Pátria segue na próxima segunda-feira, 5, às 19h30min, na Câmara de Vereadores, em que está programada hora cívica, com execução do hino nacional e apresentação da turma de Educação para Jovens e Adultos (EJA) da escola Dois Irmãos e no dia 6, às 8h, hora cívica e troca das bandeiras em frente ao Legislativo. No dia 7, encerramento das atividades com tradicional desfile cívico, a partir das 8h.