Acadêmicos do Samba Négo levará cerca de 100 integrantes para o desfile de Carnaval

-

Considerada uma das mais tradicionais escolas de samba de Venâncio Aires, a Acadêmicos do Samba Négo prepara uma grande festa para as duas noites de desfile de rua, nos dias 10 e 12 de fevereiro. A escola se prepara há mais de três meses e, agora, entra na reta final da organização. Serão apenas mais três ensaios até os desfiles.

A escola, que tem como tema do samba-enredo ‘Berço da vida ancestral: lugar de onde tudo parte e onde tudo volta’, contará com cerca de 100 componentes, divididos em alas e destaques, no desfile pela rua Osvaldo Aranha. Serão três carros alegóricos e mais um tripé. “Estamos ansiosos para viver mais um Carnaval que ficará pra história”, destaca a carnavalesca Luciana Beatriz Silva da Silva.

O samba-enredo foi apresentado pelo Négo no dia 9 de dezembro do ano passado. O tema tem o mar como principal elemento sendo retratadas as diferentes interações, envolvendo a mitologia, economia e ecologia.

Anúncio do samba-enredo foi no dia 9 de dezembro, em evento que contou com a apresentação de mais de 20 integrantes da escola (Foto: Divulgação)

Os ensaios são realizados nas sextas-feiras, às 19h30min, na sede da Associação Négo. O mestre da bateria será Volnei Barcelos, que dará continuidade ao projeto ‘Carnaval Ano Todo’, que Abel Bibiano estava administrando até o final de dezembro. Em março, a Associação Négo reunirá a diretoria e contará com a colaboração de ex-presidentes para reestruturação do quadro social da entidade.

Os desfiles de rua de Venâncio serão realizados no sábado, 10 de fevereiro, e segunda-feira, 12, e contarão com três escolas: Acadêmicos do Samba Négo, Fiel Tribo Guarani e Unidos da Vila Freese. Nas próximas edições, a Folha do Mate apresenta os preparativos das demais escolas.

Samba-enredo

O berço do samba
no mar viajei
buscando mil tesouros
assim encontrei
Acadêmicos do Samba vem desvendar
as lendas e o mistério desse mar

Mar doce mistério
berço de toda criação
no balanço dessa onda
minha fé não se desmonta
sempre buscando proteção
Iemanjá vem salvar
seus filhos dessa grande imensidão
não importa se é branco ou preto
herói ou vilão

João Cândido Almirante, negou
a Revolta da Chibata liderou,
crueldade e castigo aqui nunca mais é não mais

Chega não aguentamos mais poluição
o foco agora é preservação, vem salvar
sim, vermelho e branco é consciente
e vem mostrar para essa mente como é que se faz



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido