Com o objetivo de estar mais perto da comunidade e reforçar o contato com as pessoas que moram na área rural de Venâncio Aires, a Folha do Mate realiza o Giro pelo Interior. O projeto foi iniciado em fevereiro deste ano e, desde então, foram contempladas localidades de todos os distritos de Venâncio Aires e também Mato Leitão. As visitas são realizadas pela secretária da Folha do Mate, Júlia Brandenburg, e pelo influenciador digital Rogério Vogt, o Alemonzito. Em grande parte dos casos, a conversa é no dialeto alemão.
“São visitas surpresa. Quando veem o carro chegando as pessoas já ficam muito felizes e nos recebem muito bem. São momentos muito gratificantes”, comenta Júlia. Para ela, tem sido uma experiência enriquecedora.
Estudante de Jornalismo, a profissional sempre morou no interior, em Linha Sapé, mas tem se surpreendido com o que aprende no Giro pelo Interior. “Conversamos com as pessoas e vimos novas realidades, lugares que não conhecíamos”, comenta. Uma vez por mês, ela assina a coluna Pelo Interior, no caderno Folha Rural, espaço no qual compartilha curiosidades e algumas histórias bacanas que encontra nas visitas.
A gerente de Assinaturas da Folha do Mate, Jéssica Vogel Odo, reforça o intuito do projeto de valorizar os moradores do interior que assinam o jornal – atualmente, 40% dos assinantes são da área rural.
“Queremos mostrar o quanto essas pessoas são importantes para a Folha do Mate e para todo o município, pela força econômica que representam, por colocarem o alimento na mesa de todos nós. Essas visitas também são uma forma de registrar as coisas boas que o interior proporciona e resgatar culturas.”
JÉSSICA VOGEL ODO – Gerente de assinaturas
O maior orgulho dos agricultores eternizado em quadro
Outra iniciativa realizada pela Folha do Mate, neste ano, voltada aos moradores do interior é o projeto ‘Minha propriedade bem na foto’. Por meio da ação, serão confeccionados 300 quadros de 60 cm x 80 cm, com fotos aéreas de propriedades rurais de assinantes do jornal. Para receber o quadro, o assinante deve fazer a renovação antecipada por dois anos.
“Sabemos que o maior orgulho do produtor rural é a propriedade, porque é nela que ele vive, planta, colhe, faz a sua renda e constrói a história da família. Nós da Folha do Mate queremos fazer parte disso, possibilitando eternizar esse orgulho em um quadro com a imagem da propriedade”, salienta a gerente de Assinaturas, Jéssica Vogel Odo.
Para viabilizar o projeto, a empresa adquiriu um drone para a captação das imagens aéreas e buscou parcerias de empresas e prestadores de serviço. “Se a pessoa fosse contratar diretamente esse serviço, o valor seria muito superior ao das anuidades. Por isso, ficamos muito felizes de oferecer esse quadro e eternizar a parceria entre jornal e assinantes”, comenta Jéssica.
Ela também observa que, daqui alguns anos, os agricultores poderão olhar para a fotografia e ver a evolução na sua área rural. “A Folha tem o propósito de desenvolver a comunidade. Esse quadro transmite isso. As pessoas poderão olhar para o quadro e se sentir orgulhosos do que estão construindo”, ressalta.