Administração Municipal de Vale Verde aposta no turismo como fonte de renda

-

Por Cassine Rodrigues e Taís Fortes

Além de incentivar a instalação de empresas em diferentes segmentos e apoiar o desenvolvimento do setor primário, a Administração Municipal de Vale Verde tem percebido no turismo uma importante fonte de renda para os agricultores e empreendimentos que já funcionam no município. “Muitos prefeitos só pensam em investir em indústria e empreendimentos grandes. Mas hoje eu posso dizer que o turismo é uma fonte de renda limpa”, destaca o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

De acordo com ele, a partir desse segmento econômico é possível atrair o turista, geralmente de fora do município e, até mesmo, do estado, para que ele consuma na cidade. “Tendo essa visão, percebemos a importância que o turismo tem para o município de Vale Verde. Ainda mais para nós, que somos um município pequeno, onde o turismo praticamente não existia”, avalia.

Schuch observa que além do Balneário Monte Alegre, que é uma das praias de água doce mais bonitas do estado e já tem um reconhecimento consolidado, e da figueira gigante, moradores de Vale Verde têm apostado na criação de outros pontos turísticos. “Estamos recebendo e apoiando novos empreendimentos na área do turismo rural, com hospedagem principalmente, e que estão tendo muito sucesso”, ressalta.

Profissionalização

Segundo o prefeito Carlos Gustavo Schuch, empresas que investiram recentemente no município, como a Dália Alimentos, Arla e Bendo Alimentos, começaram a dar visibilidade para Vale Verde e a partir disso, surgiram várias correntes voltadas a investimentos ao município. “Acredito que abrimos uma porta muito boa para o turismo”, afirma.

Para o futuro, o chefe do Executivo compartilha que um dos principais objetivos é profissionalizar os empreendedores que atuam no setor do turismo. “Às vezes temos um ponto turístico no município, mas como vivemos aqui e visualizamos ele, não o achamos tão interessante, mas para as pessoas que vivem em cidades maiores, na Região Metropolitana, essa é uma atração turística”, observa.

Nesse sentido, ele explica que a Administração Municipal tem buscado oferecer à coordenadora de turismo cursos e formações para que ela busque mais conhecimento e possa trabalhar cada vez mais o desenvolvimento do turismo local. “Temos que preparar esses lugares e as pessoas para que possam receber de uma maneira satisfatória os turistas e ampliar, dessa forma, o turismo aqui em Vale Verde”, afirma.

“Apoiamos esses investimentos e estamos trabalhando forte para que novos empreendedores invistam e possamos consolidar o município de Vale Verde no setor do turismo.”

CARLOS GUSTAVO SCHUCH – Prefeito

Departamento de Turismo como ferramenta de fomento

Como forma de apoiar os negócios na área do turismo, a Prefeitura investe em parcerias com os empreendedores por meio de incentivos, como o fornecimento de energia elétrica, terraplenagem e serviços de máquinas em geral, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Trânsito, Transporte e Serviços. “Conversamos para que o empreendimento possa se tornar viável”, acrescenta o prefeito Carlos Gustavo Schuch.

Em relação à legislação, o Executivo tem buscado conhecimento na área, inclusive procurando exemplos em outros municípios. Além disso, a Prefeitura criou o Departamento de Turismo e nomeou uma servidora concursada para coordenar o setor. “Vale Verde está avançando de uma forma rápida na área do turismo”, comenta o chefe do Executivo.

Quem desempenha a função de coordenadora do Departamento de Turismo desde agosto de 2021 é Luana Bredow. Para ela, Vale Verde está se conhecendo como um município turístico. “Temos grande potencial na área de pousadas. Além disso, a natureza nos proporciona belas imagens, como o nosso túnel verde, considerado um cartão-postal, que fica logo na entrada do município,” observa.

Ela também menciona o Balneário Monte Alegre, que na época de veraneio recebe um grande fluxo de turistas de diversos locais do estado. Luana é formada em Gestão Pública e junto com o marido são proprietários da área onde está localizada a Chácara da Figueira Gigante.

De olho no futuro

Presidente da Câmara de Vereadores de Vale Verde, Guilherme Ubatuba salienta que até pouco tempo atrás o município recebia turistas principalmente pelas belezas naturais, como o Balneário Monte Alegre. Nos últimos anos, no entanto, Vale Verde tem se destacado pelo turismo religioso e histórico, com igrejas e casas antigas.

Outro ponto destacado por ele são os empreendimentos criados recentemente como pousadas, chalés e construções de hospedagens. “Para nós, enquanto moradores, é algo que só traz benefícios, pois proporciona melhorias na infraestrutura viária em que se localizam os empreendimentos, mais arrecadação por meio de impostos, compras no comércio valeverdense e, em alguma medida, empregos para o nosso povo”, enfatiza.

Guilherme Ubatuba é o atual presidente do Legislativo (Foto: Divulgação)

O presidente do Legislativo cita que nota-se uma lacuna de investimentos ainda subaproveitada, o que pode ser uma oportunidade para o futuro. “Seja com novos comércios, empresas e afins e/ou pelo fortalecimento e crescimento de público consumidor para os nossos empreendimentos já existentes, que, sem dúvida, terão de se adaptar ao ‘novo normal’ do turismo”, complementa.

Neste sentido, Ubatuba observa que a Câmara de Vereadores deve se adaptar às mudanças culturais e de mercado e, como já faz atualmente, contribuir no que for possível para auxiliar no desenvolvimento do município. “Isso poderá ser feito, se necessário, por meio de legislação específica, de projetos conjuntos, conversas entre o interessado e a Casa, sempre com o objetivo fim de auxiliar no desenvolvimento e no melhoramento do futuro da população de Vale Verde”, finaliza.

“Os novos empreendimentos são de empresários do próprio município e região que viram aqui uma oportunidade de investimento. Nós temos que nos adaptar às mudanças e contribuir no que for possível.”

GUILHERME UBATUBA – Presidente do Legislativo

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido